thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

INGRATO!

A ingratidão é o remédio mais amargo que o ser humano pode oferecer a alguém. Reflita e seja grato ao que você tem!

“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele” (1 Timóteo 6:7). Uma verdade antiga. Todos nós nascemos nus e vamos ser enterrados com um terno ou uma roupa qualquer. Todos os nossos bens serão desfeitos. Caixão não tem gaveta.

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes” (1 Timóteo 6:8). Uma virtude que está em extinção: estar contente com o que se tem. A moda é você não estar contente com o que você tem e estar sempre buscando algo que você não tem, pensando que aquilo lhe fará feliz. Nesta busca pelo que não se tem, as pessoas comprometem até o que têm (os princípios, por exemplo). Assim, pessoas entram em esquemas, acreditam no ganho de dinheiro fácil. Às vezes, se envolvem até com o que é ilícito e envolvem familiares em problemas.

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Timóteo 6:9,10). Ou seja, não culpe as pessoas pelos seus problemas quando o seu amor ao dinheiro te cortar ao meio. Foi a sua cobiça que enfiou essa estaca no seu peito.

Na palestra que fizemos, “Jogo Errado, Jogo Certo”, que você pode assistir na íntegra pelo Univer Vídeo, nós falamos que as pessoas têm muitos objetivos errados e um deles é ganhar dinheiro. Parece um contrassenso, mas é o objetivo errado porque se o alvo de alguém é só ganhar dinheiro, ele se torna essa pessoa que o Texto Sagrado está falando.

Por isso, buscar dinheiro na vida faz com que as pessoas entrem em muitas complicações. Hoje, muitos estão enrolados, com o nome sujo, foragidos, presos por causa de dinheiro. Perderam até casamento e família.

Mas, o mal não é o dinheiro, que foi criado por Deus. É que Ele não criou a riqueza para que fosse o objetivo, mas, sim, um meio. É algo que usamos para realizar objetivos maiores. O seu objetivo não deve ser ganhar dinheiro, o seu objetivo deve ser servir. Quando você serve, o dinheiro vem às suas mãos. Porque todo mundo precisa de certas coisas e as pessoas estão dispostas a pagar por elas. Se você está disposto a suprir esta necessidade das pessoas, o dinheiro virá à sua mão. É assim que o mundo funciona.

Você, talvez, não acredite nisso. Mas a Palavra de Deus está lhe alertando. Você pode cair em tentação. É muito melhor que você aprenda a gratidão. Estejamos contentes com o nosso sustento. A sua roupa pode não ser uma seda, mas é a roupa que lhe aquece, seja grato pelo que você tem hoje. Seu alimento pode não ser os manjares dos reis, mas lhe alimenta. Aprenda o contentamento. Se você não aprender isso, você poderá ter tudo e nunca será feliz.

Pense sobre isso acompanhando o vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso