thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

IMAGINE VOCÊ TER DE CARREGAR ESTE VASO POR TODA A VIDA…

Uma das características de um psicopata ou de um sociopata é que ele é uma pessoa incapaz de sentir culpa ou empatia. E isso é considerado uma doença, um transtorno mental, porque o ser humano é naturalmente programado para sentir culpa quando erra ou peca.

A culpa não é uma ideia ou um sentimento apenas. Ela é algo físico que acontece dentro do seu ser quando você transgride uma lei ou um princípio moral. O que acontece quando uma pessoa mente para alguém, por exemplo? Imediatamente, ela se sente culpada. Já o sociopata,
não. Ele, ao longo da vida, sofreu muito com mentiras, enganos, traições e, com isso, vai perdendo a empatia e a sensibilidade. Um assaltante, por exemplo, não pensa que o dinheiro que ele rouba de um banco é das pessoas. Ele só pensa no roubo do banco.

A culpa é um peso. Imagine alguém dando a você um vaso para carregar durante 24 horas e, quando você toma banho, dorme, come, trabalha, faz qualquer coisa, você não pode se separar dele. Se você tentar colocar o vaso em uma mesa, alguém verá, então você tem que carregá-lo. Da mesma forma é que muitos vivem. A culpa se transforma em raiva e a pessoa começa a ter atitudes inversas para tentar esquecê-la. Ela maltrata as pessoas ou aponta os erros delas para tentar tirar os holofotes que estão nela.

Por isso, a Palavra de Deus diz: “deixemos todo o embaraço, e o pecado, que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”. (Hebreus 12.1). Deus nos aconselha a nos livrarmos do peso, do embaraço, mas como? Só há uma forma: se arrependendo do que cometeu, confessando o erro, pedindo perdão e abandonando aquele ato. No momento da confissão e do pedido de perdão, O Senhor Jesus pega esse vaso e você finalmente se alivia.

Está escrito: “A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha”. (Daniel 9.7). Ou seja, ao assumir seus erros e confessá-los, você fica vermelho de vergonha, mas isso dura só alguns segundos, porque você esvazia seu coração e, depois, respira aliviado ao receber a misericórdia de Deus.