thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

HERANÇAS NEGATIVAS QUE EMPOBRECEM E COMPLICAM SUA VIDA: Consegue identificá-las?

Será que você herdou uma maldição hereditária?

Você carrega uma herança de maus hábitos de seus pais? Nós entendemos o conceito de herança do ponto de vista material. Herança é algo que você não escolhe. É o que os seus pais te deixam. Nós podemos falar também de herança genética. Quando você vai ao médico, ele pergunta: “Tem alguém na família que já teve esse problema?” Os médicos atendem sob o histórico de enfermidades das gerações anteriores. Se você olhar uma foto de família, você verá semelhanças físicas. E do ponto de vista espiritual ou comportamental? Seria diferente? Ou também há algum tipo de herança emocional, comportamental, que nós herdamos dos pais? A Bíblia diz que sim (e a ciência também).

Quando vemos o livro de Gênesis, na Bíblia, conhecemos a geração de Abraão. A sequência foi: Abrão, Isaque, Jacó e José. E um mau hábito foi passado de geração em geração nessa família. Em uma ocasião, Abraão desceu ao Egito para ter comida. E o Faraó vendo que Sara, a esposa de Abraão, tinha beleza singular, quis tomá-la. E o costume era que se o Faraó quisesse tomar a mulher de um homem, o marido dela seria morto. Assim, Abraão omitiu o casamento trazendo só parte da informação, dizendo que Sara era meia-irmã dele (o que era verdade). Mas ele não contou que Sara era sua esposa também.

Curiosamente, Deus livrou Abraão e Sara de tudo aquilo, mas Isaque, o filho deles, passou por uma situação semelhante com outro rei, chamado Abimeleque. Isaque temia que esse rei o matasse por causa de Rebeca e mentiu, como fez Abraão.

Posteriormente, Isaque foi vítima de uma engano por parte de Rebeca, que ajudou o filho Jacó a conseguir a herança de primogênito no lugar do irmão Esaú. Assim, Jacó mentiu para o pai dizendo que era Esaú. Novamente, vemos a mentira nessa família. Mais tarde, Jacó foi enganado pelo tio e sogro Labão. Posteriormente, Jacó foi enganado pelos filhos também que mentiram para ele dizendo que José estava morto. Jacó não sabia que os demais filhos tinham orquestrado a venda de José como escravo e contado a mentira para o pai. E esse mau hábito só foi quebrado com José, que era um homem de Deus. Ele havia se tornado governador do Egito e fez um ensaio de que enganaria os irmãos, mas se revela para eles contando a verdade. Ele poderia ter se vingado, poderia ter mentido para a família, mas, ali, ele quebrou aquele hábito.

Então, todos nós estamos sujeitos ao mesmo problema de herdar dos nossos pais não somente as coisas boas, mas, também, as coisas más. E, muitas vezes, você não entende o motivo de você fazer certas coisas. Pense por um instante: “Eu herdei algum mau hábito, algum mau comportamento, alguma herança moral, espiritual, emocional negativa da minha família que me persegue até hoje?” Assista ao vídeo acima e confira esta mensagem na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso