thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

GERAÇÃO NEM-NEM SERVIU PARA ALGUMA COISA (inacreditável)

Ensinar isso sobre a fé...

Um dos grandes problemas sociais da atualidade é a existência dos jovens que nem trabalham nem estudam, apelidados de “nem-nem”. Eles ficam na total dependência dos pais ou da sociedade e nunca fazem algo produtivo.

Ao refletir sobre isso, lemos, em Tiago 2, que a fé precisa de obras, ações, ou seja, de manifestação em algum tipo de atitude real. De forma sintetizada, a fé é o que você faz e não o que você sabe a respeito de Deus, o que sente ou a sua filiação religiosa. Fé é o que você faz com aquilo que Ele diz em Sua Palavra.

Você poderá notar que a principal diferença entre a geração “nem-nem” e as anteriores é que as últimas criaram os filhos para trabalhar desde cedo. Trabalhar nos ajuda a aprender quais são nossas responsabilidades, sobre pontualidade e novas habilidades, nos ajuda a ver o fruto do trabalho e a reconhecer o valor das coisas.

Assim, não apenas estudamos, mas agimos, trabalhamos, produzimos. Isso não é advogar a favor do trabalho infantil ou condenar os estudos. Afinal, quantas pessoas existem hoje com diplomas debaixo do braço que não sabem fazer nada? Até as empresas sabem disso e já estão desprezando os diplomas e perguntando ao candidato o que ele fez e tem feito, pois querem saber o que ele criou e até em que fracassou, porque, se houve fracasso, é porque ele tentou.

Mas, se o estudante chega com o diploma, com cheiro de talco e sem experiência, as empresas o dispensam. Assim como o que você faz na vida é o que conta também é com a fé. Não adianta dizer que tem fé, que sabe a liturgia, que estuda e que investe em conhecimento, se você não coloca isso em prática.

De que adianta saber, por exemplo, que é preciso perdoar, se você não perdoa e não pede perdão? Se você quer saber sobre a sua fé, olhe para o que você está fazendo.

Se o que você faz está alinhado com o que está escrito na Bíblia e com o que você fala, então sua fé é real e você pode ter certeza de que ela lhe trará resultados. Mas, se há dissonância entre o que você fala e o que faz, sua fé é inexistente.

É como diz a Palavra de Deus: “assim falai, e assim procedei” (Tiago 2.12), ou seja, o que você falar deve também ser feito. Caso contrário, você será um mentiroso e estará mentindo até para si mesmo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso