thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

FIQUE LONGE DELES!

Não adianta colocar rótulo bom em produto ruim. Fique longe de pessoas que não acrescentam nada na sua vida

Deus sempre nos alertou com respeito ao perigo das más amizades.

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5:5).

Eu não vou me ater a cada item dessa lista que o apóstolo Paulo está descrevendo, mas veja sobre os “avarentos” (aqueles que são obcecados por dinheiro e coisas materiais). Ele está os igualando aos idólatras. Avareza é idolatria (a pessoa está fazendo do dinheiro o seu deus).

Então, está dizendo aqui que essas pessoas foram excluídas do Reino de Deus, porque se entregaram às suas vontades, aos outros deuses (o deus “prazer”, o deus “dinheiro”). Elas fizeram a sua escolha para a eternidade nesta vida. E Deus não vai obrigar essas pessoas a passarem a eternidade com Alguém que elas rejeitaram em vida (ou seja, Ele). Isto é justo. Estas pessoas não terão herança por escolha própria.

“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Efésios 5:6).

O engano vem de palavras. Cuidado com quem você ouve. Cuidado com os argumentos que você traz para dentro da sua cabeça. As palavras bem articuladas podem enganar, às vezes, até os escolhidos por Deus. Como o diabo tentou o Senhor Jesus? Em um determinado momento, foi com a própria Bíblia. Na segunda tentação, Satanás evoluiu, dizendo: “se Você é Filho de Deus, Se jogue daqui do alto, porque está escrito…” (ele fez uma referência ao Salmo 91). Ou seja, Satanás usou a Bíblia para tentar o Senhor Jesus. E muitas pessoas, hoje, não têm consciência de que o mal pode fazer isso. O diabo não vai tentar os corretos com a “bíblia de Satanás”, ele vai tentá-los com a “Bíblia Sagrada”, com as Palavras do próprio Deus.

Então, há argumentos bem elaborados cuja a intenção é enganar. É importante que você tenha cuidado com as palavras que você ouve. Às vezes, um argumento parece muito convincente, algo que você postaria na sua rede social. Mas a origem daquele argumento é duvidosa. Por isso, não importa se é o diabo falando a Bíblia, você não deve ouvir. Entendeu? Porque se o diabo está falando a Bíblia, você pode ter a certeza de que ele escolheu algum Texto fora de contexto para lhe enganar. Você tem que olhar para quem está falando. Essa pessoa não vive aquilo que prega? Quem está falando está usando a Bíblia para dar uma indireta? Tenha muito cuidado.

“[…] porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Efésios 5:6).

Há coisas que provocam a ira de Deus.

E vem o conselho final:

“Portanto, não sejais seus companheiros” (Efésios 5:7).

Ou seja, você não deve andar com pessoas cuja vida consiste em provocar Deus com comportamentos, atitudes, palavras, crenças.

O Senhor Jesus andou neste mundo e não Se misturou com as práticas das pessoas ao redor e ganhou muitas almas.

Você tem que ter cuidado com quem você faz o “seu companheiro”, quem você traz para a sua casa, quem fala com você pelo celular, quem você segue na rede social, em quem você se espelha.

Por associação, você pode acabar igual a eles.

Talvez, você não pense em trair o seu marido ou a sua mulher, por exemplo. Mas você anda com pessoas que fazem isso e até incentivam. Se este tipo de vida não é o que você quer para si, talvez, este tipo de pessoa não sirva para você. Selecione bem.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmos 1:1).

Há pessoas que você não deve manter a amizade e ponto final.

Se você quiser obedecer a Palavra, tudo bem. Se você quiser fazer as suas próprias regras, a vida é sua (mas não se esqueça que haverá consequências).

Confira a mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso