thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESPÍRITO SANTO? HAVERÁ SINAIS

Você sabe o que é o Espírito Santo e os sinais quando Ele habita em uma pessoa? Descubra o que os sinais da sua vida revelam: uma pessoa cheia do Espírito Santo ou alguém que precisa urgentemente dEle

Quem tem o Espírito Santo, normalmente, não diz, mas haverá sinais. Quem não tem o Espírito Santo não terá sinais, mas, normalmente, vai dizer que O tem.

Quem é o Espírito Santo? É uma promessa de Deus na Sua Palavra. Deus é três em um: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como é possível ser três ao mesmo tempo? Ora, é como nós. Eu sou vários em um: sou marido, pai, filho. E isso será revelado para nós, em plena compreensão, quando Deus quiser. Mas você precisa compreender, agora, que o Espírito Santo é a Pessoa de Deus prometida para habitar dentro do cristão. Quem não tem o Espírito Santo não tem Deus. E assim como você é responsável apenas pelo que é seu, Deus também é responsável apenas pelos que são dEle.

A pessoa não deve fazer nada para merecer o Espírito Santo, entretanto, ela deve ter condições para recebê-Lo. Por exemplo, crer. Mas não é o “crer” de “acreditar”, é uma entrega de vida. As pessoas na Igreja Primitiva sabiam que o “crer” era “se expor à perda de bens, de familiares, se tornar inimiga do Estado e, talvez, até ser torturada e morta”. Quando a crença é verdadeira a esse ponto, a pessoa é abençoada com o Espírito Santo, Ele vem morar dentro dela. E quando isso acontece há sinais.

Quem tem o Espírito Santo pode ter problemas, porque vive em um mundo de problemas, mas a pessoa não é “o” problema. Não é uma pessoa de difícil convivência, complicada, magoada. O Espírito Santo ensina a pessoa que ela não deve guardar a mágoa e a capacita para vencer isso. Há pessoas em que você tem que “andar em ovos”, ela leva para o lado errado tudo o que você fala, ela tem questões não resolvidas dentro dela, é um pessoa pesada, difícil de se conviver. A pessoa que não tem o Espírito Santo é encrenqueira, em tudo ela gera resistência. Há coisas que devemos questionar (no sentido de sensatez), mas há coisas que são óbvias para uma vivência boa. E a pessoa que não tem o Espírito Santo cria problemas onde não existe.

Quem tem o Espírito Santo tem clareza de mente, é disciplinado, tem o caráter de Deus, não vive na mentira, não comete injustiças conscientemente (de propósito). Quem tem o Espírito Santo tem a “consciência do alheio” (do que é do outro). Se sofre injustiça, não desiste por causa dela. Quando sofremos injustiça por causa da fé, estamos sendo abençoados (o nosso galardão está aumentando). Quem não tem o Espírito Santo não suporta o deserto, a pessoa abandona Deus. “Ele não me ouviu. Vou embora”, ela diz.

Então, quem não tem os sinais, mas diz que tem o Espírito Santo, está se enganando. É a pior situação possível em que alguém pode estar: não tem o Espírito Santo, mas acredita que O tem.

Pense a respeito por meio da mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso