thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESPERANDO O BATMAN

Até quando você vai esperar que os outros façam aquilo que só você pode fazer por si mesmo. Mexa-se e mude a sua vida

Uma situação muito curiosa aconteceu na época de Jacó e seus filhos. Havia uma fome na Terra, porque não chovia. Os animais morriam, não tinha colheita, então, a fome se instalou.

Jacó não estava no Egito, ele estava nas suas peregrinações pela terra de Canaã. Mas, no Egito, o filho de Jacó, chamado José, era governador. Jacó não sabia disso, porque ele achava que José estava morto. Por causa da direção de José, o Egito foi o único lugar que conseguiu guardar comida para “os setes anos das vacas magras”.

E há uma situação pouco comentada sobre esse episódio: “Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos” (Gênesis 42:1,2).

Esses filhos não eram crianças, eram 11 homens adultos. Imagine Jacó vendo eles parados. “Peguem esse dinheiro. Tenho ouvido essa notícia de que no Egito tem comida. Vão lá e tragam para cá”. E esta atitude  – de ficar olhando um para o outro, esperando que alguém vá fazer algo para o ser humano, esperando que alguém virá salvá-lo, que venha tomar a iniciativa – tem acontecido com certas pessoas. “Eu sei que tem que mudar, tem que acontecer alguma coisa”. Mas a própria pessoa não faz algo. E o tempo vai passando e ela acaba “morrendo de fome”.

Pense se na sua vida você também não tem feito algo semelhante. Você ouve que há solução. Se chegou ao ouvido de Jacó essa notícia, certamente, essa informação chegou aos ouvidos dos filhos de Jacó, mas eles não fizeram algo.

Em vez de você ficar pensando: “alguém precisava fazer alguma coisa”. Você tem ouvido a solução. Você tem ouvido sobre onde há a solução para os problemas que você vem enfrentando. Mas, talvez, apesar de tudo isso que você tem ouvido, você está como os filhos de Jacó.

Até quando você vai se fazer de surdo e depois reclamar que não sabe o que fazer? Nós já estamos falando, diariamente, o que você tem que fazer: você tem que se voltar para Deus. Ele está dando para você o caminho. Você tem que se mexer. Ninguém vai fazer por você o que você tem que fazer por si mesmo. Faça o que tiver que fazer.

Desperte! Vá em frente. Use a sua fé, as suas mãos e pés. Onde você ouviu que tem solução? O que Deus tem te falado? A sua vida só vai mudar quando você mudar. Primeiro, muda a pessoa, depois, a vida dela.

Pense sobre esta mensagem assistindo ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso