thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

ESCOLHA O SEU MEDO: DA MENTIRA OU DA VERDADE?

Embora possa parecer mais fácil, você sabia que mentir tem consequências adversas?

Eu nunca conheci alguém que dissesse: “eu gosto tanto que as pessoas mintam para mim”. Ninguém gosta da mentira, ela pode causar danos irreparáveis (como a morte, a injustiça). A mentira é algo, literalmente, diabólico. E uma das motivações para a mentira é o medo. Deus fala: “Mas de quem tiveste receio, ou temor, para que mentisses, e não te lembrasses de Mim, nem no teu coração Me pusesses” (Isaías 57:11).

Aqui, nós entendemos duas coisas:

Primeiro: uma das fontes da mentira é o medo (não é a única fonte, porque tem gente que mente por ser mau-caráter mesmo). Aprendemos essa fonte desde criança. A criança quebra o vaso e o pai ou a mãe pergunta: “você quebrou esse vaso?” E ela, com 3 anos, que mal fala direito, vai dizer: “não”. Porque o pai ou a mãe demonstra uma seriedade e a criança fica com medo. Foi o mesmo no Jardim do Éden, quando Adão e Eva se esconderam de Deus porque estavam com medo.

A segunda coisa é: o seu medo de sofrer alguma retaliação foi maior do que Deus? Você não teve receio de mentir e ferir a Deus com essa mentira? É claro que as pessoas no dia a dia não pensam na gravidade da mentira. Elas até classificam em “mentirinha”, por exemplo. Mas, às vezes, sem perceber, a pessoa troca Deus (que é a verdade) pelo diabo (que é a mentira). Você deveria ter mais temor de mentir do que de falar a verdade. No momento que você contou a mentira, você vai se aliar ao “pai da mentira”, que é o diabo. E o que você acha que vai lhe acontecer? A verdade nos blinda. O seu temor é de mentir ou de falar a verdade? Confira o vídeo acima e reflita a respeito.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso