thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

EM VEZ DE RECLAMAR: 4 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER

Para extrair o melhor desses 21 dias de Jejum de Zacarias, sem lamentações, aprenda, neste vídeo, quatro coisas que você pode fazer em vez de reclamar

Nós estamos no Jejum de Zacarias, um jejum de 21 dias sem palavras negativas ou lamentações, no qual você vai se policiar para não reclamar, pois a língua tem o poder de materialização. Assim como Deus criou o mundo com a Palavra, Ele deu esse poder também ao ser humano, de forma que o que falamos pode vir à existência. A Bíblia diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto” (Provérbios 18:21).

Você sabe que reclamar não resolve nada; só traz mais negatividade para você e para as pessoas que estão ouvindo. Então, em vez de reclamar, você pode fazer essas 4 coisas:

1ª – Olhar o lado bom das coisas: Tudo tem um lado bom, um lado positivo. Até mesmo uma tragédia pode ter um lado positivo, depende de como você vê as coisas. Nem sempre é aparente, mas muitas vezes você vai perceber que foi bom. José falou isso com seus irmãos quando descobriram que ele estava vivo e ficaram com medo de que os matasse. José disse que o que os irmãos fizeram para o mal, Deus usou para o bem. Pois, como governador do Egito, ele poderia ajudar a sua família. Essa é a fé de quem vive pela fé.

2ª – Dar graças a Deus: A Bíblia diz: “Em tudo, dai graças”. Precisamos inserir mais gratidão em nossas vidas. Muitas vezes, tratamos as coisas como se elas sempre estivessem ali e não somos gratos. Esse é o efeito do falecido. Quando a pessoa está viva, ninguém diz o quanto ela é importante, mas assim que ela falece começam os elogios: “Ah, fulano era tão bom”. Ora, depois que morre, não adianta mais. Por que não mostrou apreciação enquanto a pessoa estava aqui? Infelizmente, esse mesmo sintoma atinge todos nós, porque normalmente só sentimos falta de algo quando não está mais presente. É o tal do “só damos valor depois que perdemos”. Portanto, você deve ser mais grato por muitas coisas boas que já têm em sua vida, mas que talvez esteja desprezando ou desdenhando por já as considerar garantidas.

Eu me lembro de quando trabalhamos na África. Às vezes, recebíamos doações de Bíblias de outros países. Eram Bíblias usadas, às vezes até com folhas rasgadas e sujas, mas, quando as pessoas recebiam, pareciam crianças no dia de Natal recebendo um presente de Papai Noel. Ou seja, elas eram gratas porque não tinham, e guardavam aquela Bíblia velha como se fosse um tesouro. Muitas vezes, não nos damos conta de quantas coisas boas temos e não apreciamos.

3ª – Em vez de reclamar, faça algo a respeito: Você pode resolver o problema em vez de reclamar? Então, resolva! Se a fonte da reclamação tem solução e você pode contribuir para ela, faça a sua parte. E se não pode fazer nada a respeito, simplesmente, fique quieto.

4ª – Em vez de reclamar, fale com Deus: Ora, podemos falar com Deus e derramar sobre Ele nossas queixas, ansiedades e preocupações. A Bíblia nos convida a fazer isso: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Então, se você está ansioso, triste, com raiva, chateado ou frustrado, vá para o seu quarto, feche a porta, dobre os joelhos e derrame toda essa angústia sobre Deus. Não é murmuração para Deus, mas sim entregar a Ele suas ansiedades, frustrações, tristezas e necessidades. E, uma vez orando sobre isso, confie. Porque, quando oramos, devemos crer que já fomos ouvidos e já recebemos.

Fale, confie, entregue. Não é mais seu o problema, é de Deus, está nas mãos dEle. Se fizer essas quatro coisas, você não tem ideia de como a sua vida vai melhorar. Mas não faça isso apenas por 21 dias. Faça até o último suspiro da sua vida.

Acompanhe essa mensagem na íntegra no vídeo acima.

Assista também: JEJUM DE ZACARIAS: O QUE É, COMO FAZER (e mude sua vida!)

 

 

 

 

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso