thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

DEIXEI ENTRAR NO CORAÇÃO

Tenha cautela com o que você deixa entrar no seu coração, pois ele é como a sua casa, onde você só deixa entrar aquilo e quem te faz bem. “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.” Mateus 15:11

O Senhor Jesus disse que o que contamina o homem não é o que ele come, nem comer sem lavar as mãos ou outros rituais que os homens daquela época insistiam que os discípulos dEle observassem (Leia em Mateus 15 ou Marcos 7). Naturalmente, Ele não está dizendo que você não deva fazer a sua higiene. Ele estava falando no contexto religioso da época, em que os religiosos priorizavam mais os detalhes das tradições do que o espírito da tradição.

E, neste Texto, Ele fala sobre “não deixar entrar no coração”. É muito importante que você proteja o seu coração. Nós temos que tratar o nosso coração como a nossa casa. Você não deixa qualquer pessoa entrar em sua casa. Você traz, naturalmente, familiares, pessoas que você confia, que não vão pegar informações para fazer algo de mal. Da mesma forma, nós temos que vigiar o nosso coração. O que pode entrar no coração que o deixa doente? Quando você leva algo para o lado pessoal.

Se você deixar entrar no seu coração tudo o que falam, você está perdido. Porque você vai começar a ficar magoado com as pessoas, vai fazer uma listinha de pessoas e a ter um trabalhão para administrar isso que vai lhe deixar doente.

É possível você fechar o seu coração e não permitir que isso entre para o lado pessoal. Qual foi a estratégia do Senhor Jesus carregando a cruz? Algumas pessoas cuspiam nEle, arrancavam a Sua barba, O chutavam. Você pode imaginar o que Ele sofreu sem ter feito nada. Muitas daquelas pessoas O receberam bem antes, buscaram até bênção, mas movidas por fake news tomaram aquela atitude.

Hoje, vivemos isso também. Há muitos que acreditam em notícias sem pensar. Nas redes sociais, qualquer um pode falar o que quiser. Há pessoas que foram acusadas falsamente. Há casos de pessoas linchadas por causa de fake news.

E o Senhor Jesus sofreu abusos terríveis. Tinha que ser um sacrifício perfeito. Ou seja, Ele não poderia ser sacrificado com mágoa no coração, com ódio. Então, Jesus orou pelas pessoas: “Pai, perdoe essas pessoas, porque elas não sabem o que fazem”. Essa foi a estratégia do Senhor Jesus: pediu que Deus as perdoasse.

Nem todas as informações, sentimentos, conclusões temos que trazer para a nossa mente. Com uma fatia de informação, a pessoa conclui toda a história. Nós não precisamos fazer isso. Se você aprender a proteger o seu coração, você vai viver uma vida mais leve e feliz, você vai ter mais paz, vai tomar decisões melhores, vai ser uma pessoa mais agradável.

Pergunte-se: eu deixei entrar coisas no meu coração que estão me fazendo mal?

Coloque uma pedra sobre o passado.

E se você está sendo tentando a deixar algo entrar no seu coração, descarte isso. Ore por essas pessoas.

Medite nisto por meio da mensagem do vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso