thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

CONSCIÊNCIA FRIA

Você tem sido guiado pelo STC? Por favor, não deixe que sua consciência se esfrie, mantenha-a sempre ligada a Deus

Deus nos deu uma consciência. Por exemplo: você tem consciência sobre a vida, sobre a morte. Os animais não têm medo da morte, mas o ser humano tem. A nossa consciência nos guia de maneira universal em certos assuntos da vida. Por exemplo: em todos os povos e culturas é errado matar. Dentro de nós, há isso.

Porém, parece que a consciência humana não é o suficiente, porque ela pode ser alterada. As pessoas podem justificar o injustificável. Elas tornam a mentira em verdade. Digamos que a consciência humana é um lugar onde Deus pode falar com os seres humanos, mas não é um lugar onde a pessoa está isenta, pode absolver erros. A Bíblia diz que a consciência pode ser “cauterizada” (a pessoa se torna insensível ao errado).

Então, assim como a Terra mais próxima do Sol ganha mais calor, a consciência humana só terá os princípios corretos quando ela estiver perto de Deus. E, assim, Deus fala com a pessoa sobre o certo e o errado. E quanto mais longe de Deus, mais “fria” a pessoa fica. Então, as pessoas não são mais acusadas por suas consciências. Aí, você entende o motivo da pessoa ferir os princípios éticos, morais, e, quando você confronta a pessoa, ela diz que está tudo bem. “A minha consciência não me acusa”. Mas há um tribunal superior em relação a consciência humana, que é o tribunal do Céu. É melhor que a sua consciência esteja alinhada com ele. Não é porque a sua consciência não lhe acusa que você é inocente.

Alguns, com o tempo, fazendo concessões ao erro e porque a punição de Deus não vem de imediato – porque Ele é paciente, Ele tolera (dando oportunidade para que o pecador se arrependa) -, acreditam que nada vai dar errado.

Só que a pessoa vai perdendo o senso de temor a Deus e se esfria na consciência, até que chega o momento em que ela não tem mais sensibilidade espiritual. Assim, ela começa a viver como os incrédulos. Ela passa a justificar o pecado.

Então, se você quiser estar com a fé e a boa consciência andando juntas, você precisa de uma bússola apontando para o norte, que é a Palavra de Deus. Se a sua consciência se esfriar, ela poderá ser irrecuperável.

Confira esta mensagem no vídeo acima e pense bem a respeito deste assunto tão importante.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso