COMO MUDAR O SEU PATRÃO
Já parou para pensar que você é uma companhia de 3? Sim! E um deles precisa ser o líder, qual é o seu?
Quem gosta de trabalhar para um chefe ruim? Um patrão perverso, injusto? Quem gosta de ter um governante que só toma decisões contrárias a tudo o que você quer para a sua vida, a sua família e a sociedade? Quem gosta de ser liderado por um mau líder? Ninguém gosta. E, ainda que nós não possamos fazer algo de imediato (porque não é tão simples trocar de emprego, por exemplo, e quem garante que o outro patrão vai ser melhor? Ou trocar de governante, o que ocorre há cada quatro anos e não depende só de você), há um outro chefe que você pode mudar, que tem um impacto muito maior sobre você: o seu espírito.
Você é uma companhia de 3: corpo, alma e espírito. E o chefe desses 3 deveria ser o seu espírito. Quando falamos de “espírito”, falamos de “mente”, “inteligência”, “entendimento”. Então, supõe-se que nessa companhia de 3 – em que um é físico (corpo), o outro é emoção (alma) e o outro é inteligência (espírito) -, o chefe é o espírito. O seu espírito é o patrão de vocês três. E se o seu espírito é ruim, naturalmente, este seu patrão vai tomar péssimas decisões que farão mal para toda a sua vida.
Então, é por causa de um espírito impróprio, que está dirigindo mal o corpo, que a pessoa tem enfermidades, porque ela não cuida bem da saúde. Há doenças que a pessoa não possui escolhas a respeito, mas a maioria das doenças são causadas porque a pessoa não se cuida. A pessoa não faz exercícios, se alimenta mal. Ou seja, o espírito dela faz más escolhas.
Quantas pessoas estão sofrendo em relacionamentos abusivos, doentios, tóxicos e não conseguem sair porque a alma pediu? “Eu gosto, eu quero, eu não vou conseguir viver sem essa pessoa”. A alma gritou por alguém que a trata mal. O espírito dela não teve forças para dizer: “chega! Você vai sair desse relacionamento, você não vai mais se sujeitar a isso”. Então, ela continua com o relacionamento por culpa do espírito dela, que foi fraco para tirá-la daquela situação.
Você percebe que Deus nos deu um chefe de nós mesmos: o espírito. A Palavra diz: “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Provérbios 25:28). Ou seja, o nosso espírito funciona como um limitador, um protetor da nossa vida. Você decide: “Faço. Não faço”. E se o seu espírito não assume este papel, a alma ou o corpo vão assumir.
O seu espírito está ausente? A sua mente está entregue aos “videozinhos” da internet? Aos entretenimentos deste mundo, às fofocas e às informações inúteis? Fumando, bebendo, dormindo? Assistindo aos esportes? O seu espírito está de férias? Então, é por isso que a sua vida está desgovernada nas mãos de um péssimo patrão que nem aparece para o trabalho.
Se você quer mudar a sua vida, você tem que trabalhar no seu espírito primeiro. Se o seu espírito não é forte, disciplinado, equilibrado, alinhado com o Espírito de Deus, você estará debaixo de um tirano e exposto como uma casa sem portas em uma área perigosa.
Pense: o que você tem feito para fortalecer o seu espírito? Acompanhe esta mensagem na íntegra no vídeo acima.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo