thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

COMO FUNCIONAM OS BASTIDORES DAS NOTÍCIAS (PARTE 1)

Quem conta um conto, aumenta um ponto e enrola os tontos. Tome cuidado com as notícias que você coloca na sua mente, elas podem não ter uma fonte confiável

“Como as notícias funcionam”. Se você entender o que você vai aprender hoje, nunca mais você vai ser manipulado, enganado.

A gente cresceu e vive em uma sociedade que dá muito valor às notícias, que chegam por um meio de comunicação (televisão, rádio, jornal, site de internet, redes sociais, blogs e o que não falta é gente dando notícias). Então, você deve saber algumas coisas sobre como funcionam os bastidores dos noticiários.

Primeira pergunta que você tem que se fazer, quando uma notícia chega até você é: “quem está noticiando (a fonte e o veículo)?” O veículo, às vezes, só repete a fonte. O que mais existe são jornalistas preguiçosos que pegam a notícia de uma fonte e replicam rapidamente no site sem verificação, porque buscam apenas o clique. Aqueles dias em que os jornalistas iam atrás dos fatos, ouviam os lados e se aprofundavam, ficaram para trás. Se tiver que pedir desculpas depois, está tudo bem (eles acrescentam uma linha com o intertítulo “Erramos”).

Normalmente, as pessoas acham que notícia é notícia, mas nem toda notícia nasce igual. Porque os seres humanos são tendenciosos. Além disso, há várias formas de se falar a mesma coisa.

Por exemplo: digamos que você é mãe ou pai e a sua filha diz: “estou grávida”. Como você daria essa notícia aos outros? Talvez, da seguinte forma: “infelizmente, minha filha saiu para se divertir e um malandro se aproveitou dela”. Já a inimiga da filha na escola vai espalhar a notícia de outra maneira: “ela seduziu o meu namorado e ele caiu”. Tudo depende de quem está dando a notícia.

“Quem conta um conto aumenta um ponto e enrola os tontos”.

Na Bíblia, vemos sobre isso. Jesus foi chamado diante de Pilatos.

“Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de Mim?” (João 18:33-34).

A notícia que chegou para Pilatos foi que Jesus estava armando uma rebelião contra Roma. Jesus quis dizer: “você está falando do que você pensa ou do que os outros lhe disseram?”

As pessoas, às vezes, apenas repetem o que os outros falaram. Então, sempre se pergunte: “de quem vem esta notícia?” E, por favor, não seja tonto.

Assista à mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso