thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

BOA NOTÍCIA: DEUS PERMITE RECOMEÇOS!

Existe alguma área da sua vida que precisa de mudanças? Deus permite que você recomece, mas depende exclusivamente de você dar o primeiro passo!

Deus, ao longo de toda a história da humanidade, sempre tentou ajudar o ser humano caído, fracassado, depois de errar, às vezes, até de uma forma “imperdoável”, sempre tentou ajudá-lo a recomeçar.

Nós vemos isso em toda a Escritura Sagrada. Vemos quando Caim errou no Altar, quando ele tratou o Altar com desdenho. Quando ele o irmão, Abel, foram fazer uma oferta para Deus, Abel pensou e preparou a sua oferta querendo agradar a Deus. É o que se deve fazer quando você vai apresentar uma oferta para alguém. Eu não estou falando, aqui, de dinheiro, eu estou falando da oferta da sua vida. Quando você faz alguma coisa pela sua esposa ou marido, pelos filhos, pais, patrão, cliente, o que você fizer por outra pessoa é a sua oferta. E se você não vai fazer o melhor, é melhor não fazer. Porque fazer de qualquer jeito é um insulto para aquela pessoa.

Então, Abel pensou: “eu vou oferecer a oferta para o Deus-Pai, o Criador”. Assim, ele pegou a melhor ovelha. Ele não pegou a ovelha doente, manca, magrela. Já Caim, tratando aquilo como um fardo, pensou: “eu sou lavrador. O que eu tenho para oferecer? Frutos da terra. Então, quais frutos têm aí que eu não vou precisar?” Foi lá e fez uma oferta defeituosa, fedorenta, que Deus não quis nem olhar. E foi por isso que Deus não aceitou. Porém, Caim ficou irado, caiu o semblante.

“E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar” (Gênesis 4:6-7).

Em outras palavras, Deus permitiu que Caim tentasse de novo: “se você fizer bem da próxima vez, você será aceito”. Deus não castigou Caim, não mandou um raio na cabeça dele, não fez algo de mal. Ele só disse que aquilo não era o melhor e deu outra chance para que Caim mostrasse que era melhor do que aquilo.

E assim tem sido ao longo de toda a humanidade. O Senhor Jesus falou para a mulher ir e não pecar mais. Em todo o tempo, Deus está permitindo o ser humano recomeçar.

Mas é claro que esse recomeço tem um limite, que é a misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus, de fato, se renova a cada dia, mas você não se renova a cada dia, você está envelhecendo, um dia vamos morrer. Então, apesar da misericórdia de Deus durar para sempre, você não dura para sempre. Por isso, tem um limite. Então, para recomeçar, você precisa aproveitar a oportunidade que lhe é apresentada agora e fazer melhor.

Em vez de se culpar e se castigar, coloque o seu esforço em fazer melhor daqui para frente. Comece como se você estivesse começando do zero. E se você dissesse para a sua esposa ou marido: “eu quero recomeçar do zero”. Mas não só em palavras. E com relação ao seu emprego, ao seu trabalho?

Até quando você vai ser um “Caim”? Você tinha que ter raiva dessa oferta ruim que você tem dado. Desperte para a vida. Deus permite recomeços, mas é você quem tem que começar.

E você que pecou e deixou a fé, até quando vai ficar se lamentando? A salvação é individual. Esqueça o passado. Retome enquanto há tempo. Porque pode ser tarde demais se você deixar isso não resolvido.

O que você vai fazer? Qual área da sua vida você vai recomeçar e já vai dar o primeiro passo?

Assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso