thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A REGRA DE OURO DE JESUS ​​PARA VIVER BEM

Você faz o bem para o seu próximo com qual intenção? Esse tem sido o erro grave de muitas pessoas, atitude boa do lado de fora, mas intenções amargas. "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus." Lucas 6:35

O Senhor Jesus ensinou a regra de ouro, que diz: “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também” (Lucas 6:31).

Ou seja, aquilo que eu quero que os outros façam por mim, eu devo fazer por eles. Primeiro eu faço, antes de pedir que os outros façam por mim. Esta é a regra de ouro do bom viver. Mas, na prática, a maioria das pessoas inverte essa regra: cobra dos outros, sem fazer antes. Ou, talvez, já deram o melhor para os outros, mas, como não receberam o melhor, desistiram, cansaram de fazer o bem e, então, passaram a pagar o mal com o mal.

“E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:32-36).

Ou seja, quão difícil é tratar bem quem nos trata bem? Não é muito difícil. É o que Ele está falando. Você não está ganhando nenhum crédito por isso.

É importante lembrarmos disso, porque, normalmente, nós cometemos o grave erro: fazemos o bem esperando receber algo em troca. Você já deve ter notado que virou uma moda na internet de pessoas que vão fazer caridade e filmam aquilo para mostrar o quão caridosos foram…

Esse trabalho não tem recompensa diante de Deus. Diante dos homens até pode causar algum efeito. Quem quer ganhar aplausos, na verdade, está fazendo o bem só para quem está beneficiando. Mas, para si, a pessoa está fazendo mal, porque busca reconhecimento.

Você sabe que o político corrupto pode fazer o bem, o hipócrita pode fazer o bem e até o diabo pode fazer o bem (por meio das religiões). Muitos fazem o bem com intenções ocultas e más, porém, eles não receberão de volta o bem que estão fazendo.

Nós temos de fazer o bem independentemente de os outros merecerem ou não. Nós temos que fazer o bem por sermos filhos do bem.

Você não deve desistir de fazer o bem. Você não deve pagar com o mal. Você faz porque é do bem. Se a luz de Deus está em você, aprenda a fazer o certo independentemente dos méritos de quem vai receber. Trate bem as pessoas. Não importa o que fizeram no passado.

Não seja esse tipo de pessoa: “eu te fiz o bem. Agora, você faz o bem por mim”. Não! Mas esteja preparado, porque se você é justo e vive em um mundo injusto, o que você acha que vai acontecer? Porém, a injustiça faz o justo mais forte. E quando a pessoa desiste de ser justa, ao sofrer injustiça, o mal vence.

Mesmo que você seja injustiçado neste mundo, grande é o seu galardão nos Céus. Não se preocupe! Há Um que está vendo o que está acontecendo. Parece que a gente perdeu, mas, no final, Deus deu a vantagem no placar.

Pense a respeito acompanhando a mensagem na íntegra no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso