thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

O TESTE DO COPO CHEIO: Você passa?

Confira a mensagem no vídeo abaixo

Lembro-me claramente das competições na escola: corrida do saco, ovo na colher e, principalmente, aquela prova de andar com um copo cheio d’água sem derramar. Era difícil manter o equilíbrio. Mas essa lembrança nos faz entender que, na vida, podemos passar por algo parecido. Por isso, essa experiência de “a prova do copo cheio” nos remete a situações em que é preciso controlar a raiva e administrar as emoções antes que elas transbordem e causem prejuízos.

Assim como é quase impossível dar um passo com um copo cheio até a borda sem derramar, também é desafiador conter a ira quando seus limites são testados. Dessa forma, percebe-se que, se você não agir, irá comprometer seus relacionamentos, sua carreira e até sua vida espiritual.

O que aprender com a Palavra de Deus

A Bíblia não diz que o justo nunca se ira. Ela ensina que é sábio “tardar em irar-se” (Provérbios 14:29). Deus também se ira, mas Sua ira é justa e controlada. É preciso observar que quando se está com raiva, o copo se enche e transborda, provocando danos. Além disso, Salomão afirmou que quem controla a si mesmo é mais forte do que quem conquista uma cidade.

Portanto, o problema não está em sentir raiva, mas em permitir que a raiva se acumule e exploda.

Como esvaziar o copo antes que transborde

É preciso reconhecer os sinais de que o “copo” está enchendo. Então, pare por um tempo, respire, adie uma resposta ou se afaste da situação. Além disso, a oração se tornou um recurso poderoso: derrame diante de Deus a raiva, a ansiedade e o medo, e saia desse momento com o coração mais leve.

Depois, com o “copo” mais vazio, use a razão para decidir como resolver o problema. Isso não significa ignorar a situação, mas enfrentá-la com equilíbrio, evitando dar “brecha ao diabo”, como a Bíblia adverte.

Preserve seus relacionamentos e a você mesmo

Quando se pratica o “esvaziar do copo” regularmente, se preserva não apenas os seus relacionamentos, mas também a saúde mental, emocional e espiritual. Dessa forma, você manterá a sua fé e agirá com sabedoria, tornando-se mais forte diante dos desafios.

Neste vídeo, descubra como passar no teste do copo cheio: controlar sua ira, manter o equilíbrio e não perder tudo por uma explosão que poderia ser evitada.

Se este vídeo lhe ajudou, compartilhe para ajudar mais pessoas.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso