thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A PIOR MENTIRA É A MEIA-VERDADE

Esse é o principal agente envolvido na mentira, disfarçada em meia-verdade. Preste atenção ao engano que é sustentado por um versículo bíblico

A pior mentira não é a escancarada, a pior mentira é a meia-verdade. Assim como um lobo vestido de ovelha, é a mentira sofisticada. Ela tem apelo porque, dentro dela, há um fundo de verdade. Mas, por muitas vezes, as pessoas por não pesarem bem o todo (como aqueles que julgam o livro pela capa), abraçam a meia-verdade como uma verdade inteira e levam para casa uma mentira muito venenosa.

O diabo trabalha mais com as meias-verdades porque a mentira deslavada é muito escancarada.

A Bíblia diz: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).

O diabo se especializa no engano e para enganar bem é preciso usar um pouco de verdade na mentira. Por isso, o pior engano é aquele que vem com versículo bíblico. E as vítimas, normalmente, ou são aquelas pessoas incautas (que não se aprofundam em busca da verdade) ou são aquelas pessoas que desejam ouvir o que lhes agrada. Há pessoas que querem a confirmação do viés delas, das inclinações. Por exemplo, se a pessoa está tentando seguir Jesus, o diabo vai apresentar para ela um “pregador” da Palavra de Deus que vai falar exatamente o que ela quer ouvir.

Eu me lembro, na adolescência, que eu fiquei chocado quando li: “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28). Imagine um adolescente com os hormônios à flor da pele e vem essa palavra. Então, eu comecei a revirar a Bíblia e fui a uma livraria evangélica para pesquisar sobre o assunto. Eu queria encontrar um pregador que falasse para mim que estava tudo bem o que a minha carne gostava de fazer. Porém, naquela época não era como hoje (em que há muitos “pregadores” na internet), e eu só encontrei pregadores que confirmaram aquela Palavra. E eu tive que fazer uma escolha entre obedecer ou não seguir o Senhor Jesus.

Desse modo, o ser humano não quer mudar, não quer ser confrontado, mas Deus mexe dentro de nós, Ele muda o que está em nós, Ele aponta o que está errado, Ele nos desafia, Ele nos chama à mudança. Assim, quem deseja ler a Palavra de Deus apenas nas partes agradáveis está criando uma religião para si.

A Palavra de Deus diz: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências” (2 Timóteo 4:3). Eu acredito que nós já chegamos neste tempo. Em meados dos anos 1980, quando eu me converti, eu não encontrei “doutores” que falassem o que eu queria ouvir, mas hoje você já encontra. Já estamos nesses tempos que Paulo apontou para o jovem discípulo Timóteo.

Cuidado com a meia-verdade, porque você vai segui-la até a morte e só vai descobrir a verdade quando for tarde demais.

Pense a respeito por meio da mensagem completa no vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso