thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A HERANÇA QUE EMPOBRECE

Você tem duas opções para tomar na sua vida: enterrar o seu passado ou o seu futuro. Deus lhe dá a oportunidade de romper o elo com o seu passado e fazer tudo novo. A decisão é sua!

A Palavra de Deus fala que nós precisamos ser “resgatados da nossa vã maneira de viver, que por tradição recebemos dos nossos pais” (1 Pedro 1:18). Preste atenção: todos nós – gostando ou não, querendo ou não – herdamos uma maneira de viver, ser, agir dos nossos pais. E, aqui, eu incluo não somente pais biológicos. Há quem não tenha sido criado pelos pais biológicos, mas isso não muda o fato de que há o DNA, que nos liga aos nossos pais. 

Essa nossa forma de viver nos faz escravos. Isto mostra que estamos em perigo (porque só se resgata quem está como refém). Naturalmente, a Palavra trata de pais que não conheceram a Deus e, portanto, também eram escravos dos pais deles. Assim vive a humanidade: herdando os erros dos pais.

Alguém comentou em um vídeo que falei a respeito sobre como os pais deixam, às vezes, heranças ruins que os filhos simplesmente dão continuidade e é como se eles estivessem pagando pelos erros, pecados, dos pais. Por vezes, as pessoas não entendem o porquê disso acontecer. E a pessoa, no comentário do vídeo, disse que passa por esse tipo de situação.

Eu respondi para ela que a verdade é que todos nós herdamos as maldições do pecado. O pecado destrói a vida humana. O pecado quer dizer “desobediência a Deus”. O ser humano diz “não” para os conselhos de Deus e “sim” para o que deseja fazer. E o pecado gera maldições. E elas não zeram com o nascimento de um filho. Na teoria, sim. Você pega o bebê no colo e pensa: “uma página em branco”. Só que não. Ninguém chega como uma página em branco, nós herdamos a maneira de viver e as consequências dos pecados dos nossos pais. O filho vai levar aquilo.

E qual é a solução que Deus traz para que essa injustiça seja reparada? Ele diz em Sua Palavra a expressão “nascer de novo”. Aí, zeramos nossa história. Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo. Cortamos o cordão umbilical dos nossos pais e temos um novo cordão umbilical com o nosso Pai Celestial. Ele nos livra das consequências dos pecados e tudo passa a depender da nossa obediência a Ele. Você rompe a corrente do mal que vem de geração em geração.

Você pode dizer que é injusto darmos continuidade aos erros dos nossos pais, mas Deus é justo e nos dá a oportunidade de nascermos de novo. Você tem que buscar isso. Do contrário, você vai continuar colhendo as consequências dos erros dos seus pais.

Reflita sobre o assunto e assista ao vídeo acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso