thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A CHAVE DO SUCESSO QUE A MAIORIA NÃO USA (SORTE SUA!)

Quero falar com você que deseja muito sucesso no trabalho. Você vê muitas coisas erradas ou coisas que poderiam ser diferentes? Você não concorda com decisões dos seus superiores ou acha que eles são omissos, injustos e que não fazem o que deveria ser feito? Eu tenho uma pergunta: você é o problema ou a solução? Muitas pessoas pensam que o trabalho delas é levar ao chefe tudo o que encontram de errado ou o que acham que deveria ser diferente. Elas não entendem que não foram contratadas para identificar problemas, mas para resolvê-los. Muitas ainda pensam que apontar o que está errado faz delas boas funcionárias, mas isso só faz com que sejam rotuladas de negativas e irritantes, porque apontam problemas sem oferecer a solução. Você deve levar os problemas ao seu chefe? Sim, quando tiver pronto para sugerir uma solução e executá-la, se necessário for. Do contrário, não perca seu tempo apontando erros.

Quando você se propõe a resolver os problemas que encontra, se torna indispensável. Se você tem autoridade para resolver um problema, não perturbe seu chefe, resolva-o, em vez de ficar reclamando. Se você não pode resolvê-lo, comunique-o para que a solução seja tomada, ainda que outro tenha que resolvê-lo. Não se preocupe em reivindicar glória quando algo for resolvido. Alguns funcionários querem apresentar a solução porque querem receber o crédito – eles não estão pensando na empresa, mas em si. Quando você for falar com seu chefe tome o menor tempo possível dele, seja breve e direto. Ele verá que você aprecia tanto o tempo dele quanto o seu.

Não foi isso que vimos na história de José? Quando ele foi chamado pelo Faraó para revelar seu sonho, ele apresentou o problema e já tinha a solução, a resposta na ponta da língua: nos anos de vacas gordas seria preciso guardar um quinto da colheita, porque, quando chegasse o tempo de vacas magras, todas as nações viriam ao Egito.

José acordou prisioneiro e foi dormir governador.Quando ele se mostrou inteligente e solucionador dos problemas, foi nomeado governador do Egito. Obviamente sua sabedoria veio de Deus. A chave do fracasso é se manter achando que as coisas deveriam ser de outro jeito. A chave para o sucesso é lidar com as coisas como são. Solucionadores de problemas são raros e, por isso, se paga alto por eles. Você está disposto a ser um deles?