thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

A BÍBLIA E OS SONHOS: SIGNIFICADO E INTERPRETAÇÃO

Você já teve aquele sonho maluco que não entende nada, ou aquele que parece fazer muito sentido? Saiba o significado da Bíblia e dos sonhos na sua vida.

Um assunto polêmico, controverso e difícil de compreender é o sonho. Sobre isso, sempre haverá alguém para dizer que Deus sempre falou por meio de sonhos no passado. José e Daniel, por exemplo, interpretaram sonhos.

Mas vamos entender o que a Palavra de Deus diz sobre isso, pois ela é que deve ser nossa autoridade suprema e final sobre este e qualquer outro assunto.

O problema é que o que a Bíblia diz não é suficiente para algumas pessoas, então elas precisam acrescentar algo mais. Elas não querem pensar, raciocinar, então é mais fácil ler um horóscopo ou ter um “profeta” que diga o que ela tenha que fazer.

No caso dos sonhos, a ciência vai dizer que o cérebro organiza, quando dormimos, todas as memórias, informações, sentimentos, preocupações que vivemos. É como a faxina que primeiro deixa a casa de pernas para o ar, mas depois limpa e arruma tudo. É mais ou menos isso que acontece durante o sono. É nosso sistema de reparação da saúde física e emocional.

A própria Bíblia fala:

“Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.” Eclesiastes 5:3

Então, é natural que quando estamos tensos ou preocupados com algo sonhemos com aquela situação. Então, não atribua a isso um significado, pois faz parte da natureza humana.

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho…” Hebreus 1:1

Aqui o autor de Hebreus reconhece que, no passado, Deus falou de muitas formas: por meio de sonhos, literalmente do céu, visões, profetas. E Deus escolheu essas formas, pois não havia a Bíblia escrita.

No caso de faraó, Deus o perturbou com o sonho das vacas gordas e magras e falou com ele através de José. A Bíblia não existia naquela época e mesmo se existisse faraó a leria? Da mesma forma foi quando Daniel, na Babilônia, interpretou o sonho do rei. Foram situação pontuais, específicas que Ele falou por meio de sonhos.

Mas, hoje, nós temos a Bíblia, o nome do Senhor Jesus para orar e pedir qualquer coisa e o Espírito Santo para nos guiar. Depois disso você ainda precisa de um sonho? Está muito claro que Deus mudou a forma de falar e quem passar disso está arriscado a errar, seguir falsas doutrinas, falsos profetas.

Logo, não se preocupe se teve um sonho bom ou ruim. Na verdade, o que importa, são os sonhos que temos acordados, pois neles planejamos, usamos nossa fé. Eu também não estou dizendo que Ele não possa, na sua soberania, usar um sonho. Ele pode fazer qualquer coisa. Mas Ele tem falado tudo pela Sua Palavra, pelo Seu filho e pelo Espírito Santo. Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso