thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

6 SINAIS QUE VOCÊ É DEPENDENTE ESPIRITUAL: AVALIE-SE!

Muitas pessoas não sabem o que é um dependente espiritual e possuem 1 ou os 6 sinais que as caracterizam. Saiba quais são e como mudar essa situação!

A pessoa que é dependente espiritual vai sempre precisar de algo ou alguém para se satisfazer no espírito. Muitas ficam, para sempre, numa constante busca e dependência de coisas e pessoas para satisfazer esse interior que nunca se satisfaz…

Veja 6 sinais de que uma pessoa é dependente espiritual:

1º – Está sempre buscando algum alimento de terceiros: Exemplo – cristão de internet.  Na internet todo mundo é pregador, influenciador, e as pessoas que são dependentes emocionais estão sempre procurando uma mensagem. Elas se torna dependente dos outros para alimentá-las espiritualmente.

O pastor tem o seu papel, a igreja tem o seu papel, ambos são importantes, mas você não pode ficar na dependência de alguém lhe dar o alimento: você tem que buscar se alimentar diretamente com Deus.

2º- Ela é insegura espiritualmente: Tem medo da morte, não crê na própria fé e na oração dela. Ela prefere pedir oração, do que usar do direito que Jesus deu de pedir no nome dEle! Ele disse: “Tudo que pedirdes em Meu nome em oração, crendo, recebereis…” (Mateus 21.22). Jesus tirou a necessidade de você ter um intercessor, um intermediador. É importante orar uns pelos outros? Sim! A Bíblia ensina que devemos orar uns pelos outros, mas você não pode ficar na dependência de alguém orar por você.

3º- Tem sempre alguém entre ela e Deus:  O pastor, um familiar, um intercessor, etc. Não fique apoiado na fé de alguém! Você não vai ser salvo pela fé de outra pessoa, a salvação é individual. A pessoa dependente espiritualmente está sempre se apoiando em um terceiro, colocando a fé numa outra pessoa, alguém que ela julga mais santa, mais perto de Deus do que ela. Isso, porém, denuncia uma tremenda ignorância espiritual da sua parte, porque não existe ninguém mais próximo de Deus, todos nós estamos na mesma distância de Deus: separados pelos nossos pecados e unidos a Ele pelo nome de Jesus.

4º – É facilmente enganada pelos gurus espirituais: Tem gente que não dá um passo sem consultar o seu guru espiritual. A pessoa vai fazer um negócio, primeiro ela consulta o horóscopo para saber se é um bom dia para fazer o negócio. Ela vai viajar, consulta o horóscopo para ver se as estrelas estão favoráveis, etc. É compreensível quando se trata de pessoas que não conhecem o Evangelho, mas, dentro da igreja, hoje está na moda o coach espiritual: o pastor que está na casa da pessoa dando consulta privada, sendo o guia dela. Ou seja, tentando ocupar o lugar do Espírito Santo. Eu não sou o seu guru, eu não sou o seu guia, eu não posso te guiar, não posso guiar nem a mim, vou guiar você? Quem me guia é o Espírito Santo. Está escrito: Ele vos guiará a toda verdade (João 16.13)

5º – Não entende as coisas espirituais porque as terceiriza: Você terceiriza a sua fé. No momento inicial, quando está dando os primeiros passos na fé, é importante ter bons mestres, pessoas que te ensinem. Aí entra o papel do pastor. Mas o papel do homem de Deus nunca será de alguém que fará você dependente dele. Nós não queremos que você fique dependente de nós, queremos que você tenha o Espírito Santo para lhe guiar.

6º – Quando a pessoa é dependente espiritual, ela é mais facilmente dependente em outras áreas: Financeira, afetiva, carreira, familiar, etc. Se você não tem segurança espiritual, está mais propenso a ser um fracasso nas demais áreas da sua vida, porque a área principal que é espinha dorsal da vida, ou seja, a espiritual, está fraca. A vida com Deus, assim como a sua espinha dorsal, é o que sustenta o seu corpo em pé, a espinha dorsal da vida é o espiritual; se ela é fraca, o que vai acontecer com o restante do corpo, com as outras áreas da sua vida? Vai cair!

Assista à mensagem acima e avalie-se!

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso