thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

3 SINTOMAS DE UMA ALMA ENFERMA: você tem algum?

Saiba o motivo do vazio e da inquietação interior

Eu quero falar com você sobre como diagnosticar uma enfermidade, uma dor, uma doença na sua alma. A alma pode enfermar? Sim. Todo mundo sabe que o corpo pode ficar doente. O espírito também pode ficar doente, que é quando a pessoa perde as faculdades mentais, quando ela perde a fé completamente (porque o espírito é a nossa ligação com Deus). Eu vou lhe dar 3 dos principais sintomas de uma alma enferma.

O primeiro sintoma é a falta de paz. O corpo precisa de água, sono, alimento. Assim também, a alma precisa descansar, repousar. A pessoa que tem a alma enferma não sossega, a sua vida está constantemente atribulada. Não quer dizer que a pessoa que tem paz não tenha problemas. Porém, o que acontece com a pessoa de alma enferma é que no interior não há paz. A pessoa não consegue descansar, não importa o que ela faça. Por exemplo, é muito comum a pessoa que deseja paz buscar a natureza, porque a natureza é o lugar físico mais próximo que nós encontramos de Deus. A natureza é a perfeita criação de Deus.

O segundo sintoma é a presença da ansiedade. A pessoa ansiosa não consegue ficar contente onde ela está e como ela está. Ela pensa sempre que para estar feliz, ela precisa ter algo ou chegar em algum lugar que ela ainda não alcançou. Tudo o que ela faz na vida é perseguir alguma coisa. Mas ela nunca consegue ficar bem. Pois a alma não se satisfaz com coisas. A sensação boa das curtidas nas fotos das redes sociais da viagem que você fez dura apenas alguns minutos. Aí, a pessoa fica sempre buscando a próxima realização.

O terceiro sintoma é o vazio que se instalou na pessoa. É algo associado à falta de propósito. A pessoa começa a pensar: “Por que eu estou neste mundo? Queria que tudo acabasse”. Ela tem essa crise existencial porque a alma ainda não encontrou o propósito. Nós temos um propósito. Tudo que foi criado tem um propósito. Qual é o propósito da sua alma? Eu não estou falando de causas humanas que você pode abraçar (como preservar a natureza), porque são causas dignas, mas que vão passar. A sua alma vai durar por toda a eternidade, quando você partir deste mundo. Então, você acha que o propósito da sua alma, realmente, está atrelado a algo deste mundo? Se a sua alma é eterna, você acha que o seu propósito está atrelado a este mundo? Se o meu propósito for atrelado a 80, 90 ou 100 anos de vida que eu tiver nesta Terra, o que eu vou fazer depois que eu morrer? Portanto, o propósito da alma só pode ser algo eterno: ter um relacionamento com Deus, servir a Ele.

A pessoa tem a alma enferma porque ela insiste em viver longe de Deus. Somente o Criador da alma pode satisfazer as necessidades da sua alma. E só há um caminho até Ele: o Senhor Jesus (João 14:6). Reflita sobre isso por meio da mensagem acima.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso