thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

2 ATITUDES QUE AFASTAM PESSOAS DE VOCÊ (Não consegue ter amizades)

Você tem dificuldade em criar e manter amigos? Esses podem ser os motivos

Eu quero falar com você que tem dificuldade de lidar com pessoas, de formar amizades. Há pessoas que estão sempre tendo problemas com os outros, a ponto de elas se fecharem e dizerem: “Sabe de uma coisa? Eu não quero mais saber de amizades, vou ficar na minha”. O que pode estar acontecendo?

A primeira coisa a se observar é que ninguém consegue se dar bem com todos. Nem o Senhor Jesus conseguiu que todos gostassem dEle (e tampouco Ele estava procurando isso). Era natural que quem queria a verdade (era justo, correto), se identificasse com Ele. E quem não queria, tinha o desejo de matá-Lo (como, de fato, acabou acontecendo). Ninguém se dá bem com todos. Às vezes, por personalidades diferentes ou objetivos diferentes. Ninguém mudará isso.

Mas, há dois erros que a pessoa pode cometer. O primeiro é que, às vezes, você quer agradar demais as pessoas com o intuito de que elas gostem de você. Todo mundo quer ser amado, mas com você é em excesso. Talvez, algo que aconteceu no seu passado fez com que você fosse marcado por um senso de rejeição. Você se importa muito que as pessoas gostem de você. Aí, você tenta agradar demais. Porém, em vez de as pessoas gostarem de você, o que vai acontecer é que elas vão lhe evitar. A própria Bíblia nos aconselha sobre isso: “Não ponhas muito os pés na casa do teu próximo; para que se não enfade de ti, e passe a te odiar” (Provérbios 25:17). Nós temos que ter “semancol”.

Por outro lado, há aquelas que exigem que os outros as agradem. Elas querem que as pessoas façam as coisas do jeito delas. Quando a pessoa quer fazer dos outros a sua imagem e semelhança é como se ela tivesse um complexo de Deus. Ela se acha perfeita e que o jeito dela é o único certo. Você acha que alguém assim vai ter um bom relacionamento com as pessoas? Obviamente, não. Se você é um líder e tem uma equipe, veja se você não está cometendo algum desses erros.

Eu sei que ouvir isso dói. Ser confrontado e ouvir a verdade dói. Mas nós temos que nos avaliar e ver se os nossos resultados são ruins. O mundo não vai se moldar a mim e eu não tenho que tentar agradar o mundo inteiro, mas é importante que eu tenha a habilidade de me relacionar com as pessoas que fazem parte do meu convívio. Pense a respeito e acompanhe o vídeo.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso