Por que você está tão preocupada e distraída?

A história bíblica de Marta aconteceu há muitos anos, mas se repete na vida de muitas mulheres atualmente. E na sua?

Imagem de capa - Por que você está tão preocupada e distraída?

Uma passagem do capítulo 10 no Evangelho de Lucas descreve que o Senhor Jesus entrou em uma aldeia e foi recebido na casa de Marta.

A história relata que a irmã dela, Maria, estava interessada no que o Seu Senhor falaria e se sentou aos pés dEle para ouvi-Lo. Enquanto isso, Marta ficou distraída com os afazeres da casa – acreditamos que ela tenha ficado preocupada em deixar a casa limpa e em oferecer um bom banquete ao Senhor.

Na ocasião, Marta pediu a Jesus que mandasse sua irmã ajudá-la. Contudo Ele respondeu: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”. (Lucas 10.41-42).

Vemos por meio desse exemplo algo comum na vida das mulheres. É da natureza delas se preocupar com diversas atividades em um curto período de tempo: saber como estão os familiares, arrumar a casa, estudar, trabalhar, tratar da saúde, entre outras.

Muitas também estão preocupadas com seus afazeres na Obra de Deus e pensam que dessa forma estão agradando a Ele, mas se esquecem que há algo muito mais necessário: a comunhão com Deus.

O fato de estar sempre ansiosa e preocupada é um dos motivos pelos quais muitas não recebem o Espírito Santo ou estão com a fé enfraquecida.

Por causa da correria no dia a dia, muitas estão como Marta. É claro que é preciso resolver as obrigações cotidianas, mas não é prudente deixar que elas a impeçam de obter a boa parte citada por Jesus na Bíblia: ouvir os ensinamentos de Deus. Afinal, se seus ouvidos não ficarem inclinados para ouvi-Lo, você não conseguirá manter a intimidade com Ele.

Primeiro a voz de Deus
O Bispo Sergio Corrêa, responsável pelo grupo dos obreiros da Universal no Brasil, explica, no blog Obreiros Universal, por que é essencial separar momentos para meditarmos na Palavra de Deus: “todos nós precisamos trabalhar para o Reino de Deus, ganhar almas, ajudar as pessoas, mas, se assim fizermos sem separarmos momentos para ouvirmos Sua voz e guardarmos Seus mandamentos, cairemos em pecado”.

De volta ao versículo mencionado no começo do texto, concluímos que Maria também cumpria suas obrigações, mas que separou aquele momento que o Senhor Jesus estava ao seu lado para ouvir apenas a Voz dEle – atitude que, segundo Ele, foi aprovada. Ela se preocupou em parar alguns minutos de “fazer” para “ser”.

Portanto, se você está agindo como Marta, pare tudo, respire e reveja suas prioridades. Se preocupe em agradar a Deus ouvindo-O em primeiro lugar.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images