Rede aleluia

Notícias | 2 de agosto de 2019 - 10:19


Por que os jovens mentem para os pais?

“The Love School – A Escola do Amor” conversa com eles para descobrir

O programa “The Love School – A Escola do Amor” do último sábado (20) transmitiu uma matéria especial sobre os motivos que levam os jovens a mentir para seus pais. A reportagem foi transmitida durante o quadro “Trocando Ideias”, apresentado por Isabella Barboza.

Conforme demonstrou a matéria, diversas razões levam os jovens a mentir. Insegurança, autoproteção e para fugir de broncas e punições são alguns exemplos.

“Às vezes, a gente acaba mentindo para os nossos pais com medo da consequência. E, também, porque a gente não tem essa liberdade de conversar. Muitos filhos não têm essa liberdade de falar com os pais”, afirmou a estudante Bianca da Silva.

Um desse jovens era Rogério de Sousa. Ele lembra que a maior mentira que contou a seus pais foi para dormir com uma pessoa com quem estava se relacionando. Para despistar, mentiu que dormiria na casa de uma prima.

“Eu não queria que os meus pais ficassem sabendo”, afirma. “Não valeu a pena, porque ela descobriu. Era melhor ter falado a verdade desde o começo”, lamenta o jovem.

De fato, cedo ou tarde, todas as mentiras acabam sendo descobertas, como o próprio Rogério aprendeu:

“Tudo o que a gente faz, um dia é descoberto. Então, é melhor falar logo a verdade e ser descoberto naquele momento e não ficar empurrando com a barriga. Porque, no final, você vai ter problemas sérios.”

A opinião dos professores

Os professores Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa, explicaram a mentira, comparando-a com uma moeda.

mentira

“Quando você fala a verdade, se mantém na verdade, você aumenta o seu crédito. É daí que vem a palavra ‘acreditar’. Você está aumentando o seu crédito com as pessoas com quem você se relaciona”, explicou Renato Cardoso.

Contudo, o próprio apresentador afirma que é muito fácil zerar esse crédito. Basta mentir uma vez para colocar em risco o crédito de anos falando a verdade.

“Quando você conta a verdade para os seus pais, eles passam a confiar mais em você”, contou Renato. “Com a moeda da verdade, você pode comprar mais liberdade, mais direitos, mais concessões dos seus pais. Então, o jovem inteligente, o sábio, ele cultiva a verdade e usa essa verdade para conseguir o que quer”.

“Trocando Ideias” em novo formato

O quadro “Trocando Ideias” apresentado no sábado foi o primeiro em um novo formato. A partir de agora, Isabella Barboza será a responsável por fazer essa comunicação com os jovens.

Toda semana, um assunto novo será abordado sob o ponto de vista de quem está chegando à vida adulta agora.

Isabella tem 19 anos de idade. Ela é filha do Pastor Walber Barboza e de Patrícia Barboza, que também já apresentaram um quadro direcionado aos jovens dentro do “The Love School – A Escola do Amor”. Hoje, o casal se dedica a levar os ensinamentos do livro “Namoro Blindado” às escolas.

Assista ao primeiro quadro, com apresentação de Isabella Barboza, no vídeo abaixo:


  • Andre Batista / Fotos: Getty Images 


reportar erro