“Nutro uma paixão antiga por um sobrinho”
Uma aluna vive um impasse, pois nutre uma paixão por seu sobrinho desde a adolescência. Ela foi casada por 11 anos e deseja se casar novamente. Para mudar sua situação, ela pede ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso, da Escola do Amor Responde. Confira as orientações dos palestrantes.
ALUNA – Nutro uma paixão antiga por um sobrinho, uma pessoa da minha adolescência. Já orei muito, mas não consigo me libertar. Hoje sou separada, depois de um relacionamento de 11 anos em que tive uma filha. Não me envolvi com mais ninguém e preciso me limpar do passado. Tenho 37 anos e sonho em me casar de novo, mas como me libertar do passado? Está uma bagunça dentro de mim.
RENATO – Você quer acreditar que deseja esquecer, porém, na verdade, não quer isso. Quando você quer esquecer de fato, toma as providências necessárias. O amor precisa de nutrição e ele é nutrido por lembranças, contato com a pessoa por meio de conversas, fotos e até por pensamentos. E como matar o amor? Fazendo o contrário disso: deixe de alimentar o amor e ele vai morrer.
CRISTIANE – Na mensagem você fala de três relacionamentos. A paixão que você teve na adolescência foi há muito tempo. Hoje, você, aluna, tem 37 anos e é uma mulher diferente do que era naquela época. Muitas pessoas se enganam quando acreditam que podem ter o mesmo que tinham na adolescência, quando eram mais inocentes e não tinham passado por tantas experiências. Muitas vezes, a pessoa olha para o passado e acha que pode ter o que viveu novamente porque foi bom. Então, ela pensa que, ao pegar aquilo e trazer para o presente, que, no seu caso, é seu sobrinho, terá de novo o que teve antes.
RENATO – Você tem saudade do que sentia. É como uma síndrome do parque de diversões que você foi quando era criança. Durante a infância, foi um tipo de experiência, aí você volta quando é adulto e se sente um peixe fora d’água. Não vê mais graça naquilo.
CRISTIANE – E não entende por que não gosta mais daquele brinquedo que amava quando era criança (risos). A pessoa não percebe a mudança. Ela pensa que foi tão gostoso quando estavam juntos que quer ter aquilo de novo, mas não dá para ter, pois vocês dois já não são mais as mesmas pessoas que eram no passado. O passado que você menciona ainda faz parte de você e, por isso, você sente que sua cabeça está bagunçada.
RENATO – Para se curar do passado, a primeira coisa que você tem que entender é que precisa parar de alimentar esses sentimentos por amores impossíveis. Você não vive em um filme. Acorde e apague isso da sua vida e de seus sonhos. A segunda coisa é se livrar dos sentimentos ruins, perdoando seus ex e se perdoando também. Além disso, você precisa aprender de fato a construir um relacionamento, que depende tanto de estar bem consigo mesma como de saber escolher uma pessoa.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo