Informação para salvar vidas

Evento Mulheres em Foco orientou o público feminino sobre violência e câncer de mama

Imagem de capa - Informação para salvar vidas

Em 2018, foram registrados mais de 66 mil casos de violência sexual no Brasil, conforme o 13o Anuário de Segurança Pública. A maioria das vítimas tinha até 13 anos. Apesar desse número já ser alto, os especialistas estimam que até 500 mil mulheres sofram esse tipo de violência por ano no País. O problema é que muitas não denunciam os agressores porque têm medo.

mulheres em foco, salvação, vidas, violência, câncer de mama

Pensando em ajudar a mudar essa realidade, o Projeto Raabe, da Universal, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Record TV, realizou o evento Mulheres em Foco, no Templo de Salomão, em São Paulo. Cerca de 700 mulheres estiveram presentes.

Os palestrantes as orientaram quanto à Lei do Minuto Seguinte. Ela determina que toda vítima de violência sexual tem direito a buscar atendimento gratuito na rede pública de saúde sem que seja preciso apresentar boletim de ocorrência ou prova do abuso.

Essa lei assegura que a palavra da vítima seja imediamente considerada pelo hospital ou pela unidade de saúde. Isso porque a medicação para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez deve ser ministrada em no máximo 72 horas, para que seja eficaz.

Prevenção
Além da Lei do Minuto Seguinte, outro assunto importante abordado no encontro foi o rastreamento para a detecção precoce do câncer de mama, que é considerado o segundo tipo mais comum da doença entre as mulheres.

projeto raabe, ajuda, amor, fé, atitude

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de 2018 até o fim de 2019, mais de 60 mil casos da doença devem ser registrados no Brasil. As taxas de mortalidade são altas porque em 70% dos casos a enfermidade é descoberta em estágio avançado. A boa notícia é que, se for tratada logo no início, a chance de cura aumenta consideravelmente.

Por isso, o evento alertou para a necessidade de prevenção, como a realização da mamografia e do autoexame.

De acordo com a coordenadora nacional do Grupo Raabe, Fernanda Lellis, não foram só as mulheres que compareceram ao evento que foram beneficiadas. “Para nós, voluntárias do grupo, o assunto também é muito importante, pois, com informação, conseguimos atendê-las melhor. Eu acredito que toda mulher deveria se importar com esses assuntos, se informar e se prevenir”, disse.

Projeto Raabe
Desde novembro de 2011, o Raabe ampara mulheres vítimas de violência doméstica e abusos e oferece atendimento jurídico, social, emocional e espiritual. São realizados cursos e palestras que auxiliam no resgate da mulher e fortalecem sua autoestima.

 

O grupo atua em todos os Estados brasileiros, nos Estados Unidos e em países da Europa e da América Latina. Em 2018, mais de 102 mil mulheres foram atendidas por 2.723 voluntárias no Brasil e no exterior. Para saber mais, acesse universal.org/godllywood-raabe.

*Colaborou: Rafaella Rizzo

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Demetrio Koch