Gênesis: Noé, um homem justo e temente a Deus
Conheça a história da pessoa escolhida por Deus para recomeçar a Humanidade
Desde a estreia da superprodução bíblica Gênesis, em 19 de janeiro, o telespectador da Record TV tem acompanhado cenas emocionantes e reveladoras sobre o começo da vida humana na Terra. A trama exibiu a perfeição de Deus na Criação, mostrou ainda como o ser humano se afastou dos planos do Senhor, por causa da desobediência e do pecado, e sofreu as consequências. 
O público teve uma amostra dos problemas gerados por esse distanciamento, como a multiplicação da maldade, da violência e da corrupção. Essa situação levou Deus a tomar a decisão de aniquilar a Humanidade.
O Senhor, porém, viu um homem que andava com Ele e que era diferente daquela geração corrompida: Noé, interpretado pelos atores Bruno Guedes (na juventude) e Oscar Magrini (na fase adulta). Noé era um homem justo e íntegro e, por conta de seu caráter, não seguia a imoralidade dos homens de sua época. Por essa razão, ele foi escolhido para dar início a uma nova Humanidade.
Deus, então, anunciou a Noé que destruiria os humanos com um dilúvio, mas livraria Noé e toda a sua casa, firmando, assim, uma Aliança. O Criador o instruiu a como construir uma grande arca, que abrigaria Noé, sua família e um casal de cada espécie de animal existente para que procriassem.
Além de todas as dificuldades na construção da arca e do desafio de imaginar um evento nunca visto antes, Noé suportou a zombaria de seus contemporâneos. Ele foi fiel a Deus e fez tudo conforme lhe fora ordenado, até que veio o dilúvio. Quando todos estavam dentro da arca, Deus trancou a porta pelo lado de fora e a Terra foi inundada.
Depois de 40 dias e 40 noites, o planeta ficou coberto por água e os únicos sobreviventes foram os que estavam na arca, que ancorou em terra firme. Dois meses se passaram e Deus pediu a Noé e sua família que deixassem a arca com os casais de animais. Um arco-íris foi anunciado por Deus como sinal da Aliança dEle com Noé e toda a Humanidade e da promessa de que não haveria mais dilúvio para destruir a Terra.
Um exemplo a ser seguido
Noé é uma referência de obediência para os cristãos, além de ter sido peça fundamental para o recomeço da Humanidade. Isso só foi possível por causa de sua vida com Deus, como esclarecem as Sagradas Escrituras: “Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6.9). A família de Noé foi abençoada por meio dele.
Em seu blog, o Bispo Edir Macedo destacou por que Noé foi escolhido por Deus: “Os escolhidos são os justos ou, pelo menos, os que reúnem as condições necessárias para serem justificados. […]. Quantos anelam viver na integridade e na justiça, mas não reúnem forças para abandonar o pecado?”
Noé é citado no Novo Testamento como exemplo de retidão, fé e justiça. Uma menção que vale ser ressaltada é aquela em que o Senhor Jesus fez referência a ele ao comparar a Humanidade dos dias antes do dilúvio com os tempos de Sua volta. “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24.37-39).
Noé escolheu crer e é considerado um dos heróis da Fé por sua conduta. Como ocorreu com ele, nos dias de hoje somos avisados sobre a volta do Senhor Jesus por meio de Sua Palavra, mas cabe a cada um temer ou não, se preparar ou não. “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.
(Hebreus 11.7).
Curiosidades bíblicas
Apenas na construção da arca, Nóe e sua família teriam investido cerca de 100 anos de trabalho, segundo historiadores.
Com 500 anos de idade, Noé teve seu primeiro filho. “E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.” (Gênesis 5.32). Quando ele tinha 600 anos, veio o dilúvio sobre a Terra. “No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram.”(Gênesis 7.11).
Passado o dilúvio, ele viveu ainda 350 anos, totalizando 950 anos de idade, conforme está escrito em Gênesis 9.28-29. Acompanhe e absorva lições com a novela Gênesis, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 21h, na Record TV.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo