Doação permite reforma de celas em unidade socioeducativa do interior do RJ

A instituição é a única que atende na região e está com uma superlotação acima dos 106%.

Imagem de capa - Doação permite reforma de celas em unidade socioeducativa do interior do RJ

Segundo o Sindicato de Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (SIND-DEGASE), a unidade de Campos dos Goytacazes (RJ), está com mais de 106% de menores infratores além do permitido. Para ajudar no processo de ressocialização destes adolescentes, a instituição tem recebido apoio e doações constantes do programa Universal no Socioeducativo (USE).

No dia 9/10, o programa social fez uma doação diferente: cinquenta colchões, argamassa e tintas foram entregues aos funcionários da unidade, para que oito celas que estão em mau estado de conservação, sejam reformadas. Além disso, kits de higiene e material de limpeza também foram entregues.

A instituição já chegou a abrigar 230 menores por ser a única unidade do norte fluminense. Atualmente, abriga 190 internos, mas possui vagas para apenas 96, informou o SIND-DEGASE.

Luiz Pereira, responsável pela USE do município, disse que as celas já estavam em processo de reforma, mas, por falta de material, a instituição não conseguiu terminar a obra. “Ao entregar as doações, o diretor da unidade ficou muito grato. Assim como nós, ele também deseja acelerar o processo de ressocialização desses adolescentes”.

Os trabalhos da USE dentro das unidades, são constantes, incluindo apoio social e psicológico, cursos, palestras, entretenimento cultural e esportivo. O programa também oferece suporte jurídico, orientação e café da manhã aos familiares dos adolescentes.

Em 2018, cerca de 3 mil menores infratores foram ressocializados através do programa social. Este número representa 14% dos 22 mil adolescentes que estão em conflito com lei no Brasil.

imagem do author
Colaborador

UNIcom