Como gerenciar sua marca?
Saiba a importância do branding para que o consumidor conheça o seu produto ou serviço
Muitos não sabem, mas a marca de uma empresa é peça-chave para o sucesso dela. Por isso, antes de chamar aquele sobrinho ou amigo que manja de internet para ajudar a criá-la, desenvolvê-la ou até modificá-la, talvez seja preciso entender um pouco mais sobre esse assunto e até buscar ajuda profissional.

Para Ricardo Monteiro, gestor de marcas e sócio da DMK Group, empresa especializada em registros de marcas e patentes, a marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou serviço. “Ela transmite os valores e fornece uma identidade ao negócio. A sua marca precisa se identificar e ser coerente com aquilo que você vai trabalhar, vender ou operar, pois vai ajudar a comunicar isso aos seus potenciais clientes e auxiliar como seu público vai enxergar seu produto ou serviço”, explica.
Monteiro avalia que um dos principais erros cometidos pelas empresas é iniciar a gestão e gerir marcas que muitas vezes nem podem usar. “Antes de dar qualquer passo, verifique se você pode utilizar determinado nome em sua marca. A pesquisa é feita por meio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e aconselhamos que seja realizada com a consultoria de um profissional. Depois da pesquisa, ocorre um processo que leva ao registro de marca”, diz.
Para Éber Feltrim, especialista em marketing e gestão de negócios e diretor da SIS Consultoria, outro grande erro é que muitos não têm consciência do poder da marca. “Construir uma marca é mais fácil do que a maioria imagina. Administrar a marca já é um pouco mais complexo. Por isso, o mais importante é o que fazemos com a gestão desta marca, chamado de branding, que, certamente, é uma das principais estratégias de marketing para atingir o sucesso.

O branding ajuda a aumentar a competitividade da empresa, tornando-a mais bem-vista e amada pelo público-alvo”, analisa.
O branding, ou brand management, envolve ações relacionadas ao propósito, aos valores, à identidade e ao posicionamento da marca. “Ele trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida. Todos esses processos que englobam fazer a gestão da marca fazem parte desse trabalho. Branding é garantir que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida”, afirma Feltrim.
Mesmo em tempos de pandemia é preciso cuidar da marca. “Sua marca precisa estar presente, se mostrar preocupada com a situação atual. Se você personificar sua marca, ela precisa ter um posicionamento em relação ao que está ocorrendo no mercado e no mundo. Como ela pode ajudar? O que ela pretende realizar de diferente? Como vai se comportar? Muitas vezes, o próprio consumidor busca um posicionamento das marcas referente a diversos temas relevantes”, analisa Monteiro.
Contudo, para Feltrim, não existe uma receita para a construção da força da marca. “É um processo que demanda tempo. Planeje, replaneje e mude se necessário. Pesquise a percepção que o mercado tem do seu negócio. Olhe para sua marca como um dos principais ativos de sua empresa. Somente a confie a profissionais da área. Não a entregue para profissionais pouco preparados. Devemos olhar para tudo que envolve a gestão da marca com cuidado, carinho e profissionalismo. Um bom branding é capaz de salvar a sua marca”, conclui.
Se você tem dúvidas de como potencializar sua marca, além de buscar ajuda profissional, participe do Congresso para o Sucesso, que ocorre às segundas-feiras no Templo de Salomão e em todas as igrejas Universal. As reuniões são capazes de mudar sua visão de como buscar soluções unindo a Fé e o propósito do seu negócio.

English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo