Rede aleluia

Notícias | 2 de agosto de 2019 - 11:34


Celulares causam obesidade e diabetes, afirma estudo

Uso de telas durante a noite está diretamente ligado ao surgimento de doenças

Utilizar o celular antes de ir dormir aumenta as chances de desenvolver diabetes e obesidade. Essa é a conclusão a que chegou um estudo realizado pelas Universidades de Amsterdã (Holanda) e de Estrasburgo (França) que foi divulgado no início de julho.

De acordo com os resultados, a luz azul emitida por celulares e outros aparelhos eletrônicos – como tablets, televisores e computadores – causa uma alteração hormonal. Essa alteração induz a pessoa a comer desreguladamente no dia seguinte, especialmente alimentos açucarados.

Ademais, essa alteração hormonal também impede que o organismo metabolize corretamente o açúcar ingerido. Resultado: acúmulo no organismo de substâncias que causam doenças como diabetes e obesidade.

Para que tudo isso aconteça, basta uma hora de utilização da luz azul antes de dormir.

Mude seu comportamento

O responsável pelo estudo, Doutor Anayanci Masís-Vargas, explica que a saúde pública deve realizar campanhas de conscientização. Isso porque ainda não há um antídoto para os efeitos causados pelo excesso de telas antes de dormir. E os resultados dão prejuízos tanto para o cidadão quanto para o país. Isso porque o país gasta mais com sistemas de saúde e perdem força de trabalho.

De acordo com ele, “limitar a quantidade de tempo que passamos na frente de telas à noite é, por enquanto, a melhor medida para nos proteger dos efeitos nocivos da luz azul”.

Uso controlado é o melhor caminho

Em uma de suas postagens, a escritora Cristiane Cardoso aborda o assunto e salienta que cada pessoa precisa controlar o uso que faz das telas, para que não surjam malefícios.

“Segundo pesquisas, o brasileiro é vice-campeão em ficar mais tempo na internet”, ressalta Cristiane. “Exatamente por termos ao nosso alcance uma ferramenta tão poderosa, precisamos nos educar a usá-la e assim termos um ganho positivo”.

Especialistas recomendam que o uso de telas seja interrompido, pelo menos, duas horas antes de dormir. Independentemente de quão interessantes, construtivas ou atrativas seja a internet.

“Saiba aproveitar o que de bom tem na internet e cresça. Eleja bem suas prioridades na vida e não correrá o risco de se perder nas propostas ilusórias oferecidas por aí”, conclui Cristiane.

Você conhece todos os malefícios causados pelo uso indevido das telas? Clique aqui e veja como até chifres surgem na cabeça de quem usa a tecnologia incontrolavelmente.


  • Andre Batista / Foto: Getty Images 


reportar erro