Câmara Municipal de Altamira homenageia UNP pela ação após massacre

Trabalho humanitário realizado no final do mês de julho, na ocasião da tragédia em presídio, é reconhecido por vereadores

Imagem de capa - Câmara Municipal de Altamira homenageia UNP pela ação após massacre

No dia 20 de agosto, os integrantes da Câmara Municipal de Altamira (município localizado no sudoeste do Pará) concederam uma moção de reconhecimento e aplausos ao programa social Universal nos Presídios (UNP) pelo apoio humanitário realizado depois do massacre ocorrido na penitenciária de Altamira, no dia 29 de julho.

Os voluntários montaram uma tenda em frente ao presídio e ofereceram água, alimento e suporte emocional desde as primeiras horas da rebelião até a entrega dos corpos aos familiares no Instituto Médico Legal (IML) e ajudaram os parentes dos detentos a superarem os momentos de angústia, dor e expectativa por notícias.

Maurício Carraro, responsável pela Universal em Altamira, representou o programa social na homenagem prestada pela Câmara local.

Reconhecimento e repercussão no exterior
No dia da rebelião, o diretor da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Maurício Miranda do Nascimento, também reconheceu a importância do trabalho voluntário da UNP. “Agradeço o apoio dos integrantes do programa social que, de imediato, deram assistência para essas famílias”, disse.

Sites de jornais nacionais e internacionais, como o do norte-americano The New York Times, Al Jazeera e o irlandês The Irish Times, repercutiram o acontecimento e publicaram fotos que mostravam voluntários da Universal uniformizados amparando familiares dos detentos.

Universal nos Presídios
A UNP existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.359 unidades. Mais de 500 mil detentos foram beneficiados e 11 mil foram ressocializados apenas no ano passado. Os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários também foram alcançados pela

UNP, somando mais de 1,6 milhão de beneficiados.

O programa oferece cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, café da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos, sempre com o objetivo de ressocializar os detentos e prestar apoio aos familiares.

imagem do author
Colaborador

UNIcom