Câmara Municipal de Altamira homenageia Universal nos Presídios pela ação após massacre em penitenciária
Ajuda humanitária a familiares de detentos ganhou repercussão internacional
Na terça-feira (20), a Câmara Municipal de Altamira – município localizado no sudoeste do Pará – concedeu uma moção de reconhecimento e aplausos ao programa social Universal nos Presídios (UNP) pelo apoio humanitário realizado após o massacre na penitenciária de Altamira, no último dia 29/7.
Os voluntários montaram uma tenda em frente ao presídio e ofereceram água, alimento e suporte emocional desde as primeiras horas da rebelião, até a entrega dos corpos aos familiares no Instituto Médico Legal (IML), ajudando os parentes dos detentos a superar os momentos de angústia, dor e expectativa por notícias.
Maurício Carraro, responsável pela Igreja Universal em Altamira, representou o programa social na homenagem prestada pela Câmara da localidade.
Reconhecimento e repercussão internacional
No dia da rebelião, o diretor da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Maurício Miranda do Nascimento, também reconheceu a importância do trabalho voluntário da UNP. “Agradeço o apoio dos integrantes do programa social que, de imediato, deram assistência para essas famílias, disse.
Sites de notícias nacionais e internacionais, como o americano The New York Times, Al Jazeera, do Oriente Médio, e o jornal diário irlandês The Irish Times repercutiram o acontecimento e publicaram fotos que mostravam voluntários da Universal uniformizados amparando familiares dos detentos.
Saiba mais sobre a Universal nos Presídios
A UNP existe há mais de 30 anos e desenvolve trabalhos em 1.359 unidade. Mais de 500 mil detentos foram beneficiados e 11 mil foram ressocializados apenas no ano passado. Os familiares deles, agentes penitenciários e demais funcionários também foram alcançados pela UNP, ultrapassando 1,6 milhão de beneficiados.
O programa oferece cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e jurídico, café da manhã na porta das unidades para os familiares que visitam os presos, cestas básicas, livros e informativos, sempre com o objetivo de ressocializar os detentos e prestar apoio aos familiares.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo