Brasil é campeão mundial em pirataria on-line
Estudo aponta que o país fica em primeiro lugar quando o assunto é acesso ilegal a serviços de TV pela internet
A empresa suíça líder em segurança digital Nagra Kudelski Group realizou um estudo onde foi apontado que o Brasil é o país com maior consumo de conteúdo por meio de serviços ilegais de IPTV. Dos 4 milhões de usuários de IPTV pirata analisados, 648 mil eram brasileiros.
Mas o que é o IPTV? A sigla de Internet Protocol Television quer dizer transmissão de um sinal de TV via protocolo IP, ou seja, pela internet. A tecnologia não é ilegal, mas, por ser muito fácil piratear canais pagos via cabo, ela ficou popular pelas razões erradas.
Para poder assistir pelo computador, celular ou outros dispositivos, o usuário precisa ter um player de vídeo compatível com listas IPTV. Estas listas são relações de endereços dos canais de TV abertos ou por assinatura.
O uso de listas IPTV com canais da rede aberta ou com canais pagos pelo assinante e para uso próprio são legais. Ilegal é o compartilhamento de listas IPTV com canais pagos. Há apenas duas formas de acessar a tecnologia de modo legal: gratuitamente, através do acesso às listas que contenham apenas emissoras da rede aberta; ou aderindo a alguma operadora que fornece listas com canais de TV a cabo para seus assinantes.
A popularidade desta prática no Brasil tem crescido tanto nos últimos anos, que surgiram aparelhos conhecidos como “gatonet”, com as relações de canais de TV a cabo pré-configurados, prontos para serem ligados ao televisor, sem o pagamento mensal de uma assinatura.
Não seja ilegal
Há os que justifiquem o uso ilegal do IPTV por causa dos altos preços praticados pelas operadoras de TV a cabo. E no meio desses há muitos que se dizem cristãos.
Contudo é preciso que fique bem claro que pirataria é prevista em lei como crime. O Bispo Edir Macedo destaca que, mesmo que o ato pareça vantajoso em algum momento, a postura daqueles que querem agradar a Deus deve ser diferente da maioria das pessoas.Ele faz um alerta: “você está sendo desonesto se compactua com a pirataria. Pirataria é roubo, é desonestidade”.
Quando uma pessoa pratica estas pequenas corrupções ela está legitimando as grandes. E não se trata apenas de uma “coisinha boba, que não faz mal a ninguém”. Com estas atitudes, a pessoa revela o seu estado espiritual diante de Deus.
A honestidade é uma grandeza, como disse o Senhor Jesus: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?” (Lucas 16.10-11).
“As Escrituras revelam que, se uma pessoa não consegue ser fiel nas mínimas questões, como poderá receber tesouros espirituais? Por ser infiel em demandas terrenas, essa pessoa perde a verdadeira riqueza: a vida eterna”, esclareceu o Bispo Macedo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo