thumb do blog field_fuyl4yphm40v7
thumb do blog field_fuyl4yphm40v7

POR QUE OS FILHOS MENTEM?

Aula de Outubro.

Imagem de capa - POR QUE OS FILHOS MENTEM?

O desejo de todos os pais é viver bem com seus filhos. E como uma das bases importantes para um bom relacionamento é a CONFIANÇA é preciso preservá-la para conseguir uma boa convivência familiar.

E não há arma mais letal para abalar ou destruir a CONFIANÇA do que a MENTIRA. Elas surgem nas crianças a partir dos 2 anos de idade, quando os pequenos começam a ter a capacidade de organizar os pensamentos e fantasiam a realidade.

A partir dos 6 anos, as crianças já apresentam um pensamento mais estruturado e têm noção de certo e errado, causa e consequência. Assim, já sabem das funções da mentira, como a possibilidade de se livrar de um possível castigo, bronca ou de um problema.

Já na adolescência as mentiras são elaboradas. As mais comuns estão relacionadas a questões como: Aonde o filho foi, com quem estava e o que fez.
Nessa fase o adolescente está construindo sua vida social com novos grupos, fora do núcleo familiar e nem sempre os pais aprovam essas novas amizades e daí surgem as mentiras que os adolescentes contam para acobertá-las.

Se o adolescente ou o jovem não tem confiança em se abrir com os pais, provavelmente falarão mentiras quando se sentirem na iminência de receber um castigo ou uma longa bronca.

Toda mentira é ruim e deve ser desestimulada. A Bíblia diz: Por isso deixai a mentira, e falai a verdade, cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Efésios 4:25

O que reforça a mentira dos filhos?

Postura punitiva dos pais, relação muito autoritária dos pais, falta de diálogo dentro de casa e o exemplo dado pelos pais.

Como lidar com as mentiras?

X Castigos ou punições devem ser evitados, pois acabam surtindo o efeito contrário: a criança entende que terá que aprimorar a mentira para conseguir fugir de futuras broncas.
X Também não é bom usar palavras que humilham, como chamar a criança de mentirosa, isso só prejudica sua autoestima.

  • Incentive seu filho dizer a verdade sempre.
    Ex: Se seu filho ganhou um presente que não gostou, oriente a agradecer e a omitir a parte negativa, mas não o force a mentir para agradar quem o presenteou.
    Ex: Tia, gostei muito por ter-se lembrado do meu aniversário e me comprado um presente, obrigada!
  • É necessário explicar, com calma, as consequências negativas de uma mentira, com exemplos práticos.Ex: Se você está sempre mentindo e me contar que alguém lhe bateu e for verdade, eu não poderei te defender porque vou pensar que também é mentira.
  • Não fique o tempo todo tentando pegar seu filho(a) adolescente no flagra, nem ficar revistando seus pertences. Isso quebrará ainda mais a confiança do adolescente. Prefira perguntar e mesmo desconfiando de sua resposta diga que você vai acreditar na versão dele(a), pois não há motivos para ele(a) mentir. Deixe claro que estará sempre ao seu lado e que, por isso, ele pode recorrer a você com a verdade.

A mentira está ligada à falta de confiança. Por isso, se os pais percebem que o filho não tem contado a verdade, a primeira coisa que devemos fazer é se perguntar “por que isso está acontecendo?”.
É muito difícil para o filho ter que confessar um erro se os pais não reconhecem o esforço do filho em falar a verdade, provavelmente ele vai preferir mentir da próxima vez. Elogiá- lo por atitudes corretas é mais produtivo do que criticar por atitudes erradas.

REFLEXÃO:

“Não mintais uns ao outros, pois que já despistes do velho homem com seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” Colossenses 3: 9-10

PRATICANDO:

Esse mês você vai refletir sobre as pequenas mentiras que fala no dia a dia para seus filhos e procurar eliminá-las do seu cotidiano.
Exemplos:

  • Na volta a gente compra (na volta seu filho vai cobrar)
  • Não vai doer (vai doer, mas passa rápido e eu estou com você)
  • Já estamos chegando ou já vai ficar pronto (melhor dizer a verdade)
  • Volto logo (A percepção de tempo da criança é diferente do adulto- melhor dizer, que “fulano” vai tratá-la bem até sua volta)
  • Não tenho dinheiro, quando receber a gente compra (seu filho(a) pode ver o dinheiro na sua carteira e perceber que você mentiu, fará o mesmo. Se não pretende comprar, melhor dizer que o dinheiro que você tem não pode gastar com aquilo no momento).
  • Se você falar a verdade, não vai ficar de castigo (então cumpra!)
  • Mas se você disser que vai impor alguma correção, também deve cumprir.
  1. Reconheça o esforço que seu filho faz pra te contar sobre alguma fragilidade ou erro cometido e valorize sua iniciativa.
    Use de empatia com seus filhos.
    EMPATIA: Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

Deus te abençoe!