Sintonia
A maioria das mães estão sempre se torturando com a auto cobrança de serem melhores, de fazerem mais para seus filhos, ainda que busquem sempre fazer o melhor, sem medir sacrifícios para isso.
Muitas vezes quando acontece um problema, um conflito, e até mesmo os filhos tomarem como rumo caminhos que os pais jamais os ensinara, inicia-se a grande batalha interior, os confrontos com os pensamentos negativos sobre o que poderia ter sido feito e que não foi feito, onde houve falha e erro.
Para algumas mães e pais isso acontece em proporções menores, mas para outros, em uma imensidão que até podem os reprimir e entristecer. Quanto mais os pais foram ausentes, ou insensíveis a situação dos seus filhos, maior é essa dimensão de auto cobrança.
Existem muitas outras situações:
• Como a mãe que trabalhou duro, quase não teve tempo e recebe rejeição dos filhos.
• O pai que se envolveu em vícios – entre os mais comuns drogas, álcool e jogos – e recebem indiferença e mágoas.
• Pais separados que deixaram problemas mal resolvidos, traumas, dificuldades financeiras e o remorso de não terem dado o melhor…
Entre outros tantos diversos problemas que acontecem no seio familiar de nossa sociedade.
E fica em aberto o canal da cobrança por uma perfeição, por uma educação sem erros. Muitos queriam que fossem como um cálculo exato de matemática: 3+5 = 8 ☺. Mas quando o cálculo sai de sua compreensão – entram os logarítmicos – vem logo a tentação dos sentimentos, o envolvimento sutil dos pensamentos negativos e de pesar.
Num desses momentos, contemplando e admirando uma paisagem natural de montes e montanhas no mais alto ponto de uma cidade, onde todas as formas tinhas curvas, e nada era reto e perfeito do ponto de vista de quem vê tudo “quadrado, perfeito” e na realidade “inexistente”, comecei a perceber a sintonia que existia entre as cores, as curvas, e formas que Deus criou – uma beleza sem fim.
Assim também acontece no relacionamentos com nossos filhos: não existem somente acertos, partes boas e resultados esperados. Existe no meio do caminho curvas, entre altos e baixos, momentos difíceis de serem superados, problemas para serem resolvidos, imperfeições, mas se estivermos em sintonia com o Criador, sendo um com Ele, o relacionamento fica melhor. Temos respostas e direção, existe confiança e certeza de que a paisagem da nossa vida está sendo minuciosamente esculpida pelo Criador.
Colaborou: Flávia Sousa, Romênia
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo