thumb do blog field_fuyl4yphm40v7
thumb do blog field_fuyl4yphm40v7

Forçando a Barra

stress, ou pela frustração de não corresponder ao que nossa responsabilidade nos demanda, nosso corpo reage indicando que estamos a ponto de explodir. É uma alerta urgente do sistema nervoso. Todo nosso corpo foi criado com perfeição, com um código de alerta, que quando necessário é acionados para que não entremos em pane – dor, febre, medo… Somos nós mesmos quem estragamos tudo, quando não vivemos de uma maneira equilibrada.

Tudo tem seu tempo, já dizia um sábio Rei, e adiantar ou atrasar esse tempo pode trazer consequências ao longo da vida.

Agora, observe ao seu redor – bebês que antes apertavam e mordiam tudo que via pela frente, hoje ficam hipnotizados horas e horas diante de uma tablete. Fotos de mini blogueiras da moda espalhadas pela internet, crianças que assumem a responsabilidade da casa, porque seus pais se comportam como criança.

Forçar a barra para os filhos desenvolvam fora de hora, pode até parecer “vantajoso”, “bonitinho”, mas a verdade é que amadurecer fora do tempo estraga o sabor da infância. É como a fruta – você percebe na hora que prova. Ela pode até ter uma aparência, tamanho, cor de fruta madura. Mas não tem como enganar o paladar.

Crianças reagem de maneiras diferentes aos estímulos que recebem – algumas podem demostrar que estão sobrecarregadas, outras não saberão como expressar, e acabarão se fechando, sem que ninguém perceba que já passaram da infância para a idade adulta, sem conhecer o sabor de uma vida sem preocupações – que toda criança deveria experimentar.

Infelizmente muitas se tornam babás, conselheiras sentimentais, donas de casa, vigia noturno, arrimo de família, agente de condicional, guarda-costas, antes mesmo de chegar a adolescência. Isso certamente influenciará em que tipo de adulto eles se converterão. Não inverta os papéis ou seja omisso em colocar limites, você acabará decepcionando seu filho.

Patricia Barboza