Compensando a falta de tempo
Muitos adolescentes vivem uma fase de contradições. Ao mesmo tempo em que, ao estarem perto dos colegas se sentem maduros para dispensar a presença dos pais, reclamam a ausência de atenção deles.
Por outro lado, os pais no afã de resolverem os problemas dos filhos, dão lhes presentes achando que assim vão amenizar esse estado de carência. E então a lista cresce a cada dia: celulares, videogame, sapatos, roupas… e isso é só uma pequena amostra das exigências feitas pelos filhos.
Porém os dias atuais tem nos mostrado que nenhum bem material pode substituir a atenção que os pais precisam dar à sua família.
É fato que há necessidade de trabalhar fora para garantir o sustento da família, mas a atenção dispensada ao filho jamais deve ficar como último item da lista de responsabilidades.
Essa atitude vai lhe economizar muita dor de cabeça lá na frente. Quando você se dedica ao seu filho, está investindo no futuro dele e na sua formação como ser humano.
Existem momentos do cotidiano deles que os pais não conhecem, com por exemplo: uma música que ele fica ouvindo várias vezes com um fone de ouvido; ou um filme que ele tanto quer assistir no cinema; um pensamento que ele rascunhou na última página do caderno da escola; ou aquelas fotos que ele tirou com tantos efeitos e criatividade… enfim, são as melhores oportunidades para você estar perto deles, conhecê-los de verdade e poder ser o porto seguro deles quando precisarem. Por meio do seu carinho e atenção eles poderão querer conhecer o mesmo Deus que você conhece, agir a fé como você faz.
O que vale não é a quantidade de tempo que você passa com os seus filhos, mas a qualidade deste tempo. A intensidade com que você se entrega a esses momentos preciosos será decisiva para a construção da identidade do seu filho quando adulto!
“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente os da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1Timóteo 5.8)
Eliana Urbaneja
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo