thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Você tem receio de falar em público?

Leia e medite na mensagem de hoje

Imagem de capa - Você tem receio de falar em público?

Considero que comunicar com clareza é uma arte.

Só quem fala publicamente sabe o quanto é difícil transmitir uma mensagem com começo, meio e fim, com coerência — e, quem prega, ainda precisa fazê-lo com fidelidade e temor.

Pensando em comunicação e comunicadores, há quem fale e o seu discurso se estende como um rio longo, mas é um rio cheio de vida. Por isso, o tempo passa depressa e quase sem ser notado.

E há outros cuja fala é mais curta, mas o tempo pesa e se arrasta como se nunca fosse acabar.

O tempo, portanto, não está no tamanho das frases, mas na forma como o assunto é apresentado.

Uma fala pode ser pequena e abrir o entendimento com luz; como pode ser enorme e não dizer nada.

Quem olha para as dificuldades que existem de falar em público, escolhe ficar em silêncio. E quem tem medo de errar e ter que enfrentar críticas e julgamentos, também não se expõe.

Eu luto para aprender a me comunicar. Peço ajuda a Deus, porque cometo muitas falhas.

Sempre que termino alguma reunião, agradeço a Ele pela oportunidade que tive, mas peço perdão pelo que não consegui transmitir.

Às vezes, falamos demais. Outras vezes, falamos o que não precisava ser dito. E, em outras ocasiões, deixamos de falar um complemento importante para compreensão do todo.

Mas seguimos cumprindo a missão, enquanto o nosso Senhor permitir, quiser e oportunizar… mesmo não sabendo, continuamos a semear. E fazemos com alegria, porque anunciar as Boas Novas é um alto privilégio.

Porque não se trata de comunicação perfeita, mas, coração disposto a servir.

É sobre dar o que Deus nos deu, mesmo quando a voz desafina, a gramática vacila, as pernas ficam bambas e o rosto fica vermelho.

Mesmo com tudo isso, a gente vai.

E aí, você tem receio de falar em público?

Já passou algum vexame?

imagem do author
Autor

Núbia Siqueira / Imagem: iStock