thumb do blog Núbia Siqueira
thumb do blog Núbia Siqueira

Os dois pecados de Davi

Entenda por que é totalmente falsa a ideia de “pecadinho” e “pecadão”

Imagem de capa - Os dois pecados de Davi

Pecado é a transgressão cometida pelo homem contra Deus, e pode ser um ato ou uma condição.

É totalmente falsa a ideia de “pecadinho” e “pecadão”, “pecado leve” ou “pesado”, pois todos são graves e, sem arrependimento, são capazes de levar à condenação no inferno.

Contudo, a maneira como o Altíssimo lida com cada falha revela que existem diferentes critérios. Se assim não fosse, a Bíblia não detalharia essas faltas e suas consequências.

Vamos analisar os exemplos abaixo para diferenciá-los melhor:

Davi já estava estabelecido em seu reinado e tinha muitas vitórias. Mas, enquanto os reis estavam com suas tropas na guerra, ele preferiu ficar no palácio e descansar. O ócio deu à luz o adultério e a gravidez da mulher do seu mais fiel militar, Urias.

Para ocultar o seu pecado, Davi mentiu, tramou e, por fim, mandou matá-lo.

A vida de Urias lhe rendeu a morte de quatro filhos. A mesma pena que ele sugeriu ao profeta Natã para que aplicasse ao “homem rico que tomou a ovelha do pobre” (2 Sm 12.1-7).

Davi cedeu à tentação da carne e pecou. Embora o arrependimento tenha lhe trazido o perdão, não o isentou de colher o mal que plantou. Sofreu a vergonha no mesmo terraço do palácio, foi traído cruelmente e ainda teve a espada da morte em sua família.

Anos mais tarde, o homem que havia aprendido na prática as consequências da desobediência, erra novamente.

Davi ignora as instruções da Lei sobre o censo e decide realizá-lo com propósito vaidoso. Ele vivia um momento de muitas realizações pessoais e sentia-se engradecido com elas. Quis medir sua força e saber o tamanho do seu exército. Orgulhoso, desconsiderou que suas vitórias vinham do Altíssimo.

O pecado agora nascera no seu espírito, e as consequências seriam pesadas. Entre três punições, recebeu a permissão de escolher a que viria sobre Israel. Isso mesmo! Toda a nação também sofreria com a sua transgressão. O pecado não traz dores somente para si, mas atinge todos que estão a sua volta.

Davi viu o Anjo do Senhor matar, por meio de uma peste, setenta mil homens.

O homem que tinha Deus como seu aliado, O tem agora como o Sentenciador com a espada na mão (1 Cr 21.16). O céu aberto que derramava bênçãos, passa agora a derramar o juízo.

Davi voltou-se para o Altíssimo com o seu espírito quebrantado e arrependido. Alcançou a misericórdia, e a peste cessou, ao erigir um Altar e sacrificar. O Altar que ele ignorou ao obedecer, agora era o único Lugar onde encontraria o socorro.

Nas duas ocasiões, Davi encontrou o perdão de Deus, porque, de fato, arrependeu-se. As consequências eternas dos seus atos foram apagadas. Porém, as consequências terrenas não.

A diferença entre esses dois pecados de Davi é que o primeiro foi cometido por uma fraqueza carnal, quando cedeu à tentação. O segundo foi espiritual, ao crer mais na força do próprio braço do que na Provisão Divina.

Em todo o tempo surgem oportunidades para pecar, e elas vêm para todos, mas devemos lembrar que o pecado é uma rebelião contra Deus, principalmente quando cometido por pessoas conhecedoras das Escrituras Sagradas.

Mesmo que os olhos humanos não o vejam ou não o qualifiquem como grave, pecado é pecado, e traz uma colheita dolorosa.

imagem do author
Colaborador

Núbia Siqueira