Você já sacou o seu PIS/Pasep?

Veja se você é um beneficiário

Imagem de capa - Você já sacou o seu PIS/Pasep?

O governo divulgou, recentemente, o calendário para o saque do pagamento das contas do Programa Integração Social (PIS), ligado ao setor privado e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), destinado aos empregados do setor público.

Desde o dia 8 de janeiro, mulheres com idade mínima de 62 anos e homens a partir dos 65 anos já podem retirar o benefício. A partir de 24 de janeiro, o prazo se amplia. Idosos, tanto as mulheres quanto os homens, com idade a partir dos 60 anos, também poderão realizar o saque. Já os aposentados com mais de 70 anos ou quem é herdeiro de cotista falecido, pode realizar a retirada em qualquer data.

Vale lembrar que, para os herdeiros de cotistas falecidos, será necessário comparecer em qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação e o documento que comprove a sua condição de herdeiro.

Você tem direito?

Esse dinheiro vem do fundo de cotas e é diferente do abono salarial, que é pago anualmente para os trabalhadores de várias idades.

Tem direto às cotas do PIS/Pasep quem trabalha ou trabalhou em empresa privada e tenha se cadastrado no Fundo entre o ano de 1971 até 4 de outubro de 1988 e que ainda não tenha realizado o saque total do saldo após essa data tem o direito de receber as cotas do PIS.

Consulta do pagamento

Por meio dos sites do PIS e do Pasep é possível realizar uma consulta do saldo disponível para saque. Além do valor, nas páginas, o trabalhador pode conferir, também, a data do pagamento.

Na página da Caixa, o trabalhador tem acesso às informações do PIS. Em outros canais de atendimento da rede, como os terminais de autoatendimento, com a apresentação do cartão cidadão, ou pelo internet banking, no caso de correntista, é possível obter outras informações. Por telefone, entre em contato pelo 0800 726 0207.

Já o Banco do Brasil disponibilizou em seu site todas informações do Pasep. O cotista poderá consultar toda a programação de pagamento, bem como a documentação necessária para saque. As consultas também estão disponíveis nos terminais de autoatendimento do BB ou pela Central de Atendimento, nos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).

Para os correntistas dos bancos da Caixa e do banco do Brasil, a quantia será creditada – automaticamente – na noite do dia 22 janeiro.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Thinkstock