Você costuma brigar no trânsito?

Veja o acidente terrível que a violência causou nessa rodovia

Imagem de capa - Você costuma brigar no trânsito?

O vídeo abaixo foi postado no Youtube no dia 22 de junho e já possui mais de 1 milhão de visualizações. Ele foi feito com a câmera de segurança de um automóvel, objeto de uso comum nos Estados Unidos. Assista com atenção e responda sinceramente: você já se colocou em uma situação como essa alguma vez?

Quando um avião cai gera comoção no mundo inteiro. É compreensível, afinal essa é uma situação trágica que envolve, geralmente, dezenas de mortes. Entretanto, as mesmas pessoas que se assustam com as mortes causadas por quedas de aviões pouco se preocupam com as centenas de mortes causadas no trânsito todos os dias.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 115 pessoas perdem a vida todos os dias no trânsito – tanto por causa de acidentes quanto por causa de brigas, totalizando de 1,3 milhão de vítimas fatais. É mais que o triplo de mortes causadas por acidentes aéreos anuais (quase 475 mil pessoas). A situação é tão grave que a expectativa da OMS é de que, em 2020, 1,9 milhão de pessoas faleçam no trânsito. Um verdadeiro desastre!

Sua parte na história

Observando os números têm-se a impressão de que eles não afetarão cada um de nós, mas não podemos nos deixar enganar por isso. Cada vez que um motorista corta outro carro, cada vez que uma moto bate no retrovisor de alguém, cada vez que um pedestre xinga o motorista essas pessoas estão se colocando em risco de morte.

Marcia Paulo, colaboradora do blog da escritora Cristiane Cardoso e esposa do bispo Jean Paulo, recentemente fez a seguinte declaração no blog de Cristiane Cardoso: “Pense antes de agir, dizer ou fazer o que é certo em determinados momentos. Muitas vezes, a ideia do que é a coisa certa vem tarde demais”.

Certamente após o terrível acidente que sofreu o motorista do vídeo acima se arrependeu de ter aceito a provocação do motoqueiro, mas já não havia mais o que fazer. O motociclista certamente também se assustou, ao ver um automóvel muito mais pesado tentando jogá-lo contra o muro de proteção da rodovia. Nenhum dos envolvidos tinha chance de obter um bom resultado nessa situação.

A Bíblia afirma que

Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés. Provérbios 19:2

Ou seja, esse é um evidente conselho para aqueles que entram em brigas colocando a própria vida em risco.

Por isso, Marcia Paulo orienta que a pessoa se concentre antes de tomar qualquer decisão e “pergunte a si mesma o que seria a coisa certa a ser feita naquele momento. Prestar atenção ao que você poderia fazer lhe dá a chance de fazer o que é certo, antes que seja tarde demais”.

Como o vídeo acima demonstra, nunca é possível saber quem é a outra pessoa no trânsito ou quais são suas intenções. Responder a uma provocação só pode gerar resultados ruins. Jamais haja ou fale antes de refletir nas consequências que isso pode acarretar.

“Se você é do tipo de pessoa que tende a falar primeiro e pensar depois, tente fazer isso: sempre que você sentir um impulso de falar, conte até dez antes de abrir a boca”, conclui Marcia Paulo.

Clique aqui e leia a opinião completa no blog de Cristiane Cardoso. Compartilhe em suas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Thinkstock e Reprodução Youtube