Você conhece o “Relógio do Apocalipse”?

Criado em 1947, por cientistas americanos, ele é um alerta para o risco de uma catástrofe global. Entenda

Imagem de capa - Você conhece o “Relógio do Apocalipse”?

O “Relógio do Apocalipse” não é um objeto que mede o tempo como um aparelho comum. Na verdade, é uma ilustração simbólica em que os ponteiros se movem de acordo com o parecer dos integrantes do Boletim dos Cientistas Atômicos (BPA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. A cada movimento para trás, mais longe o fim está. A cada movimento para frente, mais perto estaríamos de uma catástrofe global. “O que queremos mostrar com isso é o quão próximos estamos de destruir a vida na Terra como a conhecemos”, explicou Rachel Bronson, diretora-executiva e editora do boletim, à reportagem da BBC.

Quando desenhado pela pintora Martyl Langsdorf, o relógio marcava sete minutos para meia-noite. Desde então, os ponteiros já foram ajustados 22 vezes para frente ou para trás. Sua melhor marca foi em 1991, com o fim da Guerra Fria e novos acordos firmados entre Washington e Moscou para redução de armas. Na época o relógio chegou a indicar 17 minutos para meia-noite.

O último ajuste nos ponteiros aconteceu em janeiro deste ano, logo após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Para os responsáveis pelo relógio, eventos recentes como o lançamento de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte e a decisão de Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas são sinais de que “não estamos nos movendo na direção certa”, segundo Bronson. Atualmente, seus ponteiros marcam dois minutos e meio para meia-noite, horário previsto para o fim do mundo.

Quando é o fim?

O apocalipse é um assunto que fascina o ser humano, que tenta de todas as formas prever o fim do mundo como conhecemos. Por mais que se esforce para prever esse momento, isso é impossível, já que a Palavra de Deus afirma: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.” Marcos 13:32

Nesta passagem, o Senhor Jesus deixa claro que não importa “quando” o fim chegará, mas como estará a nossa Salvação quando isso acontecer. Ele só dá um único aviso: vigiar para não perder o maior tesouro desta vida.

Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai. Marcos 13:33-37

Em toda a Bíblia, mais precisamente no livro de Apocalipse, Deus mostra os sinais que antecedem a sua volta. Se você quer entender mais do assunto e se preparar para estar salvo neste momento, participe do “Estudo do Apocalipse”, que acontece todos os domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão. Você também pode acompanhar a reunião pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Saul Loeb/AFP