Simeão e Ana não morreram sem ver a promessa de Deus se cumprir

O que podemos aprender com esses personagens bíblicos sobre fidelidade e confiança

Imagem de capa - Simeão e Ana não morreram sem ver a promessa de Deus se cumprir

Você que está acompanhando a novela Jesus talvez nunca tenha lido na Bíblia sobre os personagens Simeão e Ana. Ou talvez até leu, mas tão rapidamente que nem se lembrava mais deles.

Na trama Paulo Cesár Pereio interpreta Simeão e, Camila Amado, Ana. No capítulo da última terça-feira (31) de Jesus eles nos fizeram refletir sobre a importância de confiar em Deus.

Relembrando a história de Jesus, registrada no Evangelho de Lucas, vemos o relato interessante desses dois personagens. Simeão, um homem justo, que aguardava com muita expectativa a chegada do Messias:

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.” (Lucas 2.25,26)


E Ana, uma mulher de 84 anos, que há muito tempo estava viúva (a Bíblia não fala o tempo, apenas que casou-se virgem e ficou casada por 7 anos):

“E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” (Lucas 2.36,37)

É bastante curioso como a Bíblia, por meio dessas duas pessoas, nos fala sobre a confiança nas promessas de Deus. O Espírito Santo havia revelado a Simeão que ele não morreria sem ver o Messias.

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo, ele explica que o Altíssimo interveio para que Simeão estivesse no Templo na mesma hora em que Maria e José chegavam com o Messias no colo. Por se deixar ser guiado pelo Espírito Santo, Simeão teve o privilégio de tomar o Salvador em seus braços. E não só pegou o Messias no colo, como também, inspirado pelo Espírito Santo, predisse o que aconteceria com Ele.

“E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.” (Lucas 2.27-32)

Do mesmo modo, Ana nos ensina como são honrados os que honram a Deus. Mesmo em avançada idade e sozinha (não há registro de que ela tenha tido filhos) ela não deixou de servir a Deus com alegria, por isso Ana não se afastava do Templo.

“Ela poderia isentar-se do compromisso de ir à Casa de Deus e de cumprir os rituais judaicos, mas ela manteve a chama acesa. Isto é, o ânimo, o temor e a devoção ardiam dentro dela, por isso permaneceu forte até o fim e viu o Messias”, explica o Bispo Macedo.

“E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lucas 2.38)

O segredo dos dois

Quando você diz que fará algo para alguém e aquela pessoa ignora e não espera você cumprir o que disse, como você se sente? No mínimo, vai achar que sua palavra não teve importância. Assim também é quando não confiamos em Deus. Estamos dizendo com as nossas atitudes que não acreditamos que Ele pode fazer o que prometeu. Esperar pelo cumprimento de uma promessa não é das tarefas mais fáceis. Por essa razão, Deus exige confiança da nossa parte. Confiar é crer no caráter dEle.

“Na relação entre promessa e cumprimento, nossa parte é crer e perseverar, e a do Altíssimo é cumprir ao Seu tempo”, ressalta o Bispo Macedo, em suas anotações de fé.

Independentemente do tempo de espera confie que Deus cumprirá o que prometeu. Ele zela por Sua Palavra, que não pode voltar vazia.

“Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55.11)

Simeão e Ana sabiam disso e, por não se deixarem esmorecer com o tempo, viram a promessa se cumprir.

Acompanhe a novela Jesus, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45, pela Record TV, e conhecerá mais personagens com preciosas lições de fé. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Por Núbia Onara / Fotos: Reprodução