Quem seria o falso profeta descrito no livro de Apocalipse?

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock

Você já ouviu falar na figura do “falso profeta”, em Apocalipse?

Recentemente, o Universal.org esclareceu, em uma série, a figura dos “Cavaleiros do Apocalipse” e o primeiro desses cavaleiros – o do cavalo branco, que representa o anticristo - se relacionará com a imagem do falso profeta durante a Grande Tribulação, ou seja, no período em que a Igreja do Senhor Jesus já tiver sido arrebatada e neste mundo ficar apenas aqueles que não receberam a Salvação Eterna.

Como esse personagem terá uma função significativa no Fim dos Tempos, vale a pena que o seu papel seja também esclarecido.

O falso profeta

Ele é a “besta que emerge da terra” (Apocalipse 13.11) ou a “segunda besta” (Apocalipse 16.13).

Na Bíblia, vemos que a função principal dele é fazer com que as pessoas coloquem o anticristo em uma posição de deus:

E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. (...) E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13.12-14

Sobre a primeira besta, o anticristo, o apóstolo Paulo explica que ele “se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2 Tessalonicenses 2.4).

Assim como o anticristo é uma encarnação do mal - ou seja, ele se apossará de um corpo humano para realizar os seus intentos -, o falso profeta também precisará de um corpo para cumprir a sua função.

A falsa trindade

Ao final desse arco do capítulo 13, de Apocalipse, Satanás, o anticristo e o falso profeta formarão uma cópia falsificada da Santíssima Trindade – formada pelo Deus-Pai, o Senhor Jesus e o Espírito Santo.

Sobre isso, o bispo Edir Macedo escreve no livro “Estudo do Apocalipse”: “A visão do apóstolo (João) a respeito do dragão vermelho, da besta que emerge do mar e da besta que emerge da terra faz-nos crer que o diabo deseja imitar em tudo a atuação da Santíssima Trindade. (...) A trindade satânica: o diabo, a primeira besta ou o anticristo, e a segunda besta ou o falso profeta.”

Com esse cenário estabelecido por esse sistema de comando diabólico, o objetivo final é obter o controle político e espiritual sobre as pessoas que ainda habitarem esse mundo: a primeira besta dominará a economia e a segunda besta dominará a religião – ambas a serviço de Satanás.

O Fim dos Tempos estaria perto?

É interessante observar como o mundo caminha para essa conclusão. Por exemplo, segundo um levantamento da ONG Oxfam, que tem como bandeira a luta contra a pobreza, dez grandes marcas são detentoras das principais marcas de produtos alimentícios e de bebidas do mundo.

Isso significa dizer que o controle mundial de alimentos e bebidas pode ser facilmente estabelecido por uma diretriz central, pois, basta haver um domínio sobre as marcas principais. Porém, esse raciocínio não se restringe apenas a esse segmento, mas a toda economia mundial. No mundo corporativo atual, cada vez mais as pequenas e médias empresas são englobadas às grandes marcas por meio de fusões e aquisições ou são engolidas pela concorrência agressiva.

Palestra “Estudo do Apocalipse”

Todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão, você pode conferir a palestra “Estudo do Apocalipse”. Nela, são esclarecidos os diversos temas desse importante livro.

Você também pode conferir os capítulos anteriores por meio do Univer Vídeo.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000