Profetas da Bíblia: Jeremias

Por Daniel Cruz / Foto: Reprodução RecordTV

Jeremias foi um profeta incompreendido pelas pessoas de seu tempo. Ele alertou sobre a decadência espiritual entre o seu povo, mas foi amargamente maltratado. Quem lê o texto de Jeremias pode perceber a vida solitária e a difícil missão que ele teve: transmitir uma mensagem de arrependimento dos pecados para um povo duro de coração.

Um alerta para as pessoas

O contexto histórico em que esse profeta viveu também foi singular. Após a morte do rei Salomão, filho de Davi, o povo se dividiu em dois reinos: o Reino do Norte (Israel) e o Reino do Sul (Judá). Jeremias profetizou sobre o segundo, avisando que os babilônios tomariam a região, fazendo do povo cativo – um fato que se cumpriu. Porém, ele também observou que essa punição não seria eterna (Jeremias 32.36-37). Por isso, setenta anos mais tarde o povo retornou do cativeiro na Babilônia.

As pessoas de Judá viviam conforme a vontade da carne, em meio aos pecados. Elas adoravam falsos deuses, conhecidos como baalins (Jeremias 2.28), e eram imorais. Mas Jeremias chamava o povo para seguir a Palavra de Deus e obedecê-la. Infelizmente, muitas pessoas nos dias de hoje vivem como as pessoas daquela época. Elas ouvem na Igreja os ensinamentos de Deus, mas, ainda assim, insistem em desprezar a Palavra. Elas podem até participar dos encontros, mas não se entregaram completamente no altar do Altíssimo. Quem não faz a vontade de Deus, automaticamente está fazendo as vontades dos espíritos malignos e, por isso, o Senhor não pode impedir a ação do mal em suas vidas.

A missão de Jeremias durou entre reinado de Josias até o exílio de Jerusalém. Ou seja, durante cinco reinados diferentes ele orientou para que o povo se arrependesse e voltasse para a presença de Deus.

Antes mesmo de Jeremias começar essa jornada, o Senhor já o havia avisado de que as pessoas o maltratariam, porque ele teria que fazer fortes repreensões contra elas. Certa vez, um sacerdote do Templo, chamado Pasur, mandou que espancassem Jeremias e o prendesse em um tronco por causa de suas pregações (Jeremias 20.1-2). A Bíblia registra ainda que até desejaram matá-lo, em outra ocasião (Jeremias 26.8-9). A novela “Rico e Lázaro”, da RecordTV, mostrou com detalhes as perseguições que esse profeta enfrentou. Mas, em todas as situações difíceis, Deus guardou a vida dele.

A vinda do Senhor Jesus

Jeremias também profetizou sobre a vinda do Senhor Jesus, informando que Ele descenderia da casa de Davi e que executaria um plano de juízo e justiça no mundo (Jeremias 33.14-16).

Profetas da Bíblia

Cada profeta da Bíblia foi inspirado por Deus para trazer uma mensagem de edificação para a nossa vida. Por isso, aqui no Universal.org você encontra a série “Profetas da Bíblia” que reúne a história desses homens de fé.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000