Zona norte de São Paulo tem concurso de artesanato para a terceira idade

Trabalhos manuais ajudam a exercitar o cérebro e preservar a memória, segundo pesquisa

Imagem de capa - Zona norte de São Paulo tem concurso de artesanato para a terceira idade

Com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida a terceira idade, o Calebe Universal realiza diversas ações sociais em todo Brasil. No último sábado (17), o programa social promoveu em São Paulo a etapa final do “Concurso de Artesanato da Zona Norte”, com a presença de cerca de 150 pessoas no Espaço Moriah Eventos.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia aponta que as atividades que envolvem o sistema cognitivo – a exemplo de corte e costura, tricô, trabalhos em madeira e colagens – são as mais efetivas quando o assunto é exercitar o cérebro e preservar a memória.

Segundo o responsável pela ação, Marcelo Gonçalves, o evento busca também conscientizar para a importância da sustentabilidade ambiental, já que a maioria das peças são produzidas a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis.

Marcelo explica que a prática das atividades traz “benefícios para a saúde física e mental, principalmente, para quem é da terceira idade, pois desenvolve a coordenação motora, a capacidade de memorização, percepção visual e prevenção de doenças degenerativas”.

Disputa do bem

O concurso contou com cerca de 300 participantes de diferentes regiões da zona norte da capital paulista. As peças artesanais foram produzidas em dias alternados nas sedes do programa social, promovendo a interação entre os integrantes que não possuíam tantas  habilidades no trabalho manual e os que já tinham mais experiência.

Foram produzidos itens como jogos americanos, guardanapos, bordados, bolsas, tapetes, toalhas, pinturas em tela e utensílios de decoração.

Uma das participantes foi Dalva Santos de 71 anos. “Quando iniciamos os trabalhos de artesanato, fui pesquisar na internet e com outras amigas como transformar garrafas pet, palitos, panos, potes de plástico e vidro em coisas úteis para casa e para decoração”.

“Fiquei surpresa ao ver a felicidade das demais colegas do grupo Calebe, que colocaram em prática os ensinamentos e fizeram lindas peças, mesmo aquelas que diziam não saber nada sobre artesanato”, finaliza.

Na etapa final da competição, cada uma das 7 participantes apresentou suas peças artesanais em estandes montados no espaço.

Além do voto do público geral, voluntários e profissionais ligados à área da cultura estiveram presentes para julgar os melhores trabalhos manuais, seguindo os critérios: técnicas utilizadas, criatividade, acabamento, apresentação e organização das peças.

A vencedora do concurso ganhou um troféu e um voucher “day spa” para cuidar da beleza.

Costurando para o bem

Além de produzir as peças artesanais que disputaram o primeiro lugar na competição, os participantes também produziram 200 cachecóis, que, no próximo dia 31/7, serão doados para idosos de 19 casas de repouso de São Paulo.

O Calebe Universal realiza visitas em asilos, hospitais e residências. Através de eventos, cursos e interação social ajuda a terceira idade de todo Brasil. No ano passado, 746 mil pessoas foram beneficiadas através das ações do programa social, que é mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus.

imagem do author
Colaborador

UNIcom