“Zeruia mostra que a carência é viciante”

Saiba mais sobre uma das irmãs de Davi e por que ela age como inimiga de si mesma na série Reis, da Record TV

Uma pessoa pode se tornar vítima da própria história? Na série Reis, da Record TV, Zeruia, interpretada pela atriz Juliana Boller, prova que sim. Irmã de Davi e mãe de um dos futuros comandantes do rei, a personagem sofre com traumas do passado e, para piorar, se vinga de si mesma por meio das más escolhas que faz.

O problema é que esse comportamento nocivo não afetará apenas a ela: seus filhos, Abisai, Joabe e Asael, herdarão a bagagem inadequada da mãe. “Ela aparenta que está ótima na frente dos outros, mas está péssima quando está só consigo mesma. Por isso, ela cria situações, mesmo que sejam constrangedoras, para se sentir ‘valorizada’, pelo menos um pouquinho, por seja lá quem for”, escreveu a autora Cristiane Cardoso em uma publicação no Instagram.

PERFIL DÚBIO
Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Cristiane falou dos desafios na construção da personagem. “A princípio, foi muito difícil entender a família de Davi, pois tínhamos os nomes do pai e dos irmãos dele, mas não da mãe. Para complicar um pouco mais, tínhamos os nomes das irmãs: uma delas, Abigail, é filha de Naás, e não de Jessé, e a outra, Zeruia, que era para ser filha de Jessé ou de Naás, mas a Bíblia não sinaliza quem é seu pai. Daí vem todo o entendimento sobre a mãe de Davi, pois Jessé não foi seu único marido, e uma de suas filhas parece que não é de nenhum deles”, disse.

Cristiane explicou que outro fator que determinou o perfil dúbio de Zeruia foram as vezes em que na Bíblia seus filhos são citados como “filhos de Zeruia”, como se a simples menção ao nome dela evocasse os problemas de seu caráter.

“Interessante, não? Davi chega a dizer: ‘esses filhos de Zeruia’, mas por quê? O que essa mulher tinha que, quando era mencionada, todo mundo já entendia do que se tratava? Foi assim que traçamos o perfil dela. Por mais que fosse irmã de um grande rei, ela também era conhecida por outras razões nada legais”, destacou.

AUTOSSABOTAGEM
Na trama, a personagem sabota seus relacionamentos ao se prender ao passado, o que explica sua vilania às avessas. Os capítulos da série que já foram ao ar mostraram que a personagem traiu o marido, flertou com vários homens, não soube lidar com lembranças de relacionamentos anteriores e ainda provocou incômodo nos filhos e na irmã com suas atitudes.

Segundo Cristiane, Zeruia também foi baseada em casos reais de mulheres que passaram por traumas na infância e que, por não saberem lidar com eles, acabam usando a revolta que sentem contra si mesmas e se entregam a quaisquer relacionamentos. “Zeruia mostra que a carência é viciante, quanto mais homens a desejam, mais ela quer ser desejada e nunca, infelizmente, se sente satisfeita consigo mesma”, disse.

Cristiane comparou o perfil da personagem a mulheres que usam a beleza para chamar atenção, quando, na verdade, só querem ser valorizadas e, principalmente, amar a si mesmas. Para ela, uma das principais lições que a personagem transmitirá ao público da série é o caminho do amor-próprio. “Não é por intermédio dos outros que aprendemos a nos amar, mas, sim, por meio de um relacionamento real com o Autor de nossas vidas”, alertou.

“MALDIÇÃO FAMILIAR”
As atitudes de Zeruia vão afetar seus filhos, especialmente Joabe. “Ele vai descontar essa raiva (que sente da mãe) em todas as mulheres que conhecer,
usando-as para meros momentos de prazer e tendo muita dificuldade de se relacionar com aquela que realmente vai amar”, disse.

Ao fazer um paralelo entre as escolhas de Davi e Joabe, Cristiane destacou que os conflitos na família do jovem rei tinham tudo para desestruturá-lo, mas isso não aconteceu. Segundo ela, a história de Davi mostra que uma pessoa não precisa vir de uma família bem estruturada para se tornar alguém com bom caráter, mas de decisões firmes, capazes de barrar as más influências do ambiente em que está inserida. “Diferentemente de Joabe, Davi decidiu não ser vítima dos erros de seus irmãos. É o que muita gente precisa aprender a fazer,senão a maldição familiar não para” expôs.

Para quem torce por Zeruia, uma boa notícia: o desfecho da personagem será de redenção. Para saber mais, acompanhe a quinta temporada da série Reis, intitulada A Perseguição, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h15, na Record TV, com reprise dos melhores momentos aos sábados.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Reprodução