Youtuber britânica sofre cyberbullying por conta da sua aparência
Saiba como lidar com os críticos de plantão
Nikki Lilly (foto abaixo) é uma youtuber britânica de 15 anos. Além de mostrar fatos do seu dia a dia e outras coisas do seu mundo adolescente, a jovem aborda um assunto muito presente em sua vida: o cyberbullying.
É que aos 6 anos de idade, ela foi diagnosticada com malformação arteriovenosa, que começou a afetar sua aparência física e a causar sérios problemas de saúde. Uma forma que encontrou para lidar com o problema foi fazer vídeos para o YouTube.
Entretanto, ao mesmo tempo em que as publicações aumentaram sua autoconfiança, também trouxeram comentários maldosos sobre sua aparência.
“Quando comecei, havia muitos comentários de ‘você é feia’. Naquela época, eles me afetavam muito mais, porque minha confiança era menor. E ela foi construída por meio dos vídeos”, contou Nikki à BBC.
Ela acrescenta que recebe ofensas com tanta frequência que praticamente se tornou imune a elas.
“Não significa que esse tipo de comentário não me afete, mas percebi que as pessoas que comentam coisas horríveis, com esse tipo de atitude, estão dizendo muito mais sobre elas do que sobre mim. É muito triste e covarde que eles sintam necessidade de publicar coisas horríveis para outra pessoa porque estão tristes com suas vidas”, disse.
Como lidar com os haters?
A internet traz a falsa sensação de anonimato, o que dá para algumas pessoas a ideia de que podem escrever qualquer coisa sem sofrerem as consequências.
Felizmente, Nikki se blindou contra isso e entendeu que o problema está neles em não em si. Com isso, também segue o conselho dado pelo escritor e palestrante Renato Cardoso, em seu Facebook.
“Em vez de sentir raiva ou guardar mágoa de gente que se esforça para derrubar, atacar ou prejudicá-lo, sinta pena dessas pessoas. Sim, são dignas de dó porque devem viver muito amarguradas para gastar suas energias odiando alguém. Assim, você pode seguir gastando as suas fazendo o bem e construindo algo sólido, que nenhum hater conseguirá derrubar”, escreveu.
E é exatamente o que a jovem faz. Por meio do seu trabalho ela inspira milhares de pessoas e coleciona várias conquistas: seu canal já possui mais de 1 milhão de visitantes, já entrevistou um primeiro-ministro, venceu a competição de jovens cozinheiros Junior Bake Off e foi a mais nova a receber um prêmio no British Academy Children’s Awards (premiação britânica que homenageia talentos).
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo