Workshop gratuito ensina jovens sobre rotina em estúdio de TV

Iniciativa da FJU foi realizada no domingo (5) em Belo Horizonte (MG)

Neste último domingo (5), o projeto Mídia – iniciativa da Força Jovem Universal (FJU) – ensinou 80 jovens sobre a rotina e as atividades necessárias para um bom funcionamento em um estúdio de TV, através de um workshop gratuito promovido em Belo Horizonte (MG).

Na FJU, os integrantes do projeto Mídia, frequentemente participam de oficinas sobre as práticas e técnicas da área da comunicação.

Desta vez, os jovens aprenderam sobre as funções e a rotina dos profissionais que integram as equipes de produção e técnica, e também conheceram novos equipamentos e layouts de estúdios. No entanto, o grande diferencial da atividade foi que eles puderam realizar um tour pelas dependências de um estúdio de TV e conhecer na prática o funcionamento do mesmo.

Segundo o responsável pela FJU no estado Tíndaro Lanes, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma rotina totalmente diferente do que eles estão acostumados. “O workshop trouxe a eles direcionamento para motivar os sonhos, ajuda-los a seguir na carreira profissional e elevar o conhecimento que eles já têm”.

“Eu amei cada detalhe, mas principalmente quando nos ensinaram como são feitas as gravações”, relata Ruth Dias de 24 anos, que participa do projeto Mídia há 1 ano e 8 meses.

“No Mídia, eu aprendi a fotografar, gravar vídeos, criar convites e fazer reportagens. Eu descobri o meu talento e pude ver o que quero para o meu futuro através do projeto. Hoje, penso em trabalhar na área de produção audiovisual”, afirmou Ruth.

Influência na escolha profissional 

Um levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação apontou que 59% dos alunos desistem de seus cursos ao entrarem na faculdade. Ao mesmo tempo, especialistas em educação apontam que a escolha precoce de carreira ocasiona desistências no ensino superior.

A participação no Mídia tem ajudado muitos jovens a encontrar a vocação profissional. A exemplo da voluntária Amanda Souza, que ingressou no projeto em 2019. “Eu não sabia ligar nem uma câmera, mas aos poucos foram me ajudando e eu fui desenvolvendo”.

“Na época, eu trabalhava em uma empresa na área da saúde e, depois de nove anos ali, fiquei desempregada. Com o que aprendi no projeto, comecei a criar artes de cardápio para restaurantes, convites de festas e em 2021, iniciei em uma empresa como assistente de marketing. Fui promovida nessa empresa a analista de marketing e atualmente também estou cursando graduação em marketing”, finaliza.

Mantida pela Igreja Universal do Reino de Deus, a FJU dispõe de diversos projetos que ajudam jovens brasileiros sem perspectiva de vida a descobrir e explorar seus talentos através de eventos de caráter social, cursos, torneios esportivos e shows de música gospel. Somente em 2022, o programa social beneficiou 1.868.958 pessoas.

imagem do author
Colaborador

UNIcom